Contente
Aprender a ajustar as marchas de uma bicicleta por conta própria pode realmente ser útil, e provavelmente, poupar um pouco de dinheiro no processo. No entanto, caso isso lhe traga problemas, leve-a a um mecânico qualificado.
Instruções
Ajuste as engrenagens de uma bicicleta-
Pendure a bicicleta em um gancho ou uma corda elástica, de modo que os pedais e rodas possam girar livremente, ou use um suporte de reparo.
-
Encontre o câmbio dianteiro: começando com a alavanca de troca esquerda, siga o cabo até que ele entre em um mecanismo perto das marchas da frente. Este é o câmbio dianteiro.
-
Localize os parafusos de ajuste do câmbio, que são dois pequenos parafusos adjacentes no topo do mecanismo. Um deve estar rotulado como "L" para a marcha lenta, e o outro deve estar marcado como "H" para a marcha de alta velocidade.
-
Gire os pedais para a frente e mude para o menor anel de corrente. Se a corrente não se mover para o anel menor fazendo um estalo, dê uma volta no parafuso "L".
-
Afrouxe o parafuso "L" em um giro adicional, se você ainda não puder trocar de marcha. Se a corrente sair, aperte o parafuso "L".
-
Mude para o maior anel de corrente depois de ter definido o limite interior. Se a corrente não for para o anel maior, solte o parafuso "H". Se a corrente se mover longe demais e sair, aperte o parafuso "H".
-
Mude o câmbio traseiro. A corrente não deve se esfregar no câmbio dianteiro quando você estiver no anel dianteiro maior e no anel traseiro menor. Da mesma forma, não deve se esfregar quando você estiver no anel dianteiro menor e no traseiro maior.
-
Refine o seu ajuste, se necessário.
Ajuste o câmbio dianteiro
-
Encontre o câmbio traseiro: começando pela alavanca de troca direita, siga o cabo para o mecanismo de polia, perto das engrenagens traseiras.
-
Procure por dois parafusos. Tal como acontece com o câmbio dianteiro, há um parafuso para marchas lentas e rápidas.
-
Gire os pedais para a frente e mude para a sua menor engrenagem. Se a corrente não mudar para a engrenagem menor, solte o parafuso "H". Se ela ultrapassar a engrenagem pequena, aperte o parafuso.
-
Mude para a maior engrenagem traseira. Mais uma vez, se ela não se deslocar, solte o parafuso "L" . Se ela for longe demais, aperte o parafuso.
Ajuste o câmbio traseiro
Dicas
- Você pode seguir os mesmos passos para um conjunto de manivela triplo. No entanto, se usar o "Rapidfire" ou o "STI shifting", você pode precisar dar o passo adicional de ajustar a tensão de seu cabo. Geralmente, quando a corrente está ligada ao anel pequeno, o cabo de desengate dianteiro deve ter uma pequena folga — não deve estar completamente apertado.
- Uma vez que os limites forem estabelecidos, você pode precisar ajustar o índice de mudança.
Aviso
- Preste atenção especial ao ajustar o limite "L" do câmbio traseiro. Se você não definir esse limite corretamente e mudar para a maior corrente passada em velocidade, pode cortar os raios do lado da direção e sua roda poderia entrar em colapso.
- Tenha cuidado com a rápida rotação das rodas enquanto você trabalha. Entrar em contato com os raios pode doer, então fique atento aos seus dedos e às ferramentas.
O que você precisa
- Lubrificador de bicicleta
- Correntes de bicicleta
- Escovas de limpeza de correntes
- Ferramentas de bicicleta para todos os fins
- Ferramenta de corrente de bicicleta