Contente
Quando o carbono está ligado a três moléculas de oxigénio por um processo de polimerização de condensação, o produto resultante é um material de policarbonato. Policarbonatos foram desenvolvidos pela primeira vez em 1898 por Alfred Einhorn, químico alemão, com pesquisas posteriores existentes até 1930, momento em que o material foi deixado de lado. Somente em meados de 1950, quando a General Electric reintroduziu o material, o policarbonato começou a ganhar popularidade, de acordo com o site "The Plastics Web".
Aprenda mais sobre o policarbonato (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Desvantagens de produção
Produzir policarbonato requer altas temperaturas de processamento, tornando-o mais caro para fabricar, de acordo com o The Plastics Web. Consequentemente, o preço do policarbonato excede o de acrilonitrilo-butadieno-estireno (ABS), resina de plástico de uso geral. Policarbonato é suscetível a sofrer degradação quando exposto ao equipamento de processamento durante um período prolongado.
Resistência química
Policarbonato possui apenas resistência mínima a produtos químicos, de acordo com PolymerTechnology & Services, LLC. Devido a esse fator de menor resistência, o policarbonato se deteriora quando exposto a muitos solventes orgânicos.
Durabilidade
Material de policarbonato exibe sensibilidade aromática ou está propenso a absorver odores, de acordo com o The Web Plastics. Embora o policarbonato tenha alta taxa de resistência ao impacto quando comparado com o ABS, o cloreto de polivinilo (PVC) ou acrílico, ainda é sujeito a quebra por estresse.