Contente
Apesar de existirem muitos tipos diferentes de medicação para tratar as aftas, o meio mais efetivo é preveni-las mudando a sua dieta e incluindo alimentos que as combatam.
Entendendo a ciência da afta
O aminoácido lisina é eficaz não apenas para tratar as aftas, mas também para prevenir seu aparecimento. O aminoácido arginina contribui para o aparecimento de aftas, portanto, substituir a arginina pela lisina é uma forma efetiva de evitar as aftas.
Quando estiver selecionando sua comida, procure alimentos que combatam as aftas, a razão arginina para lisina deve ser considerada. Uma razão de dois para uma de arginina versus lisina é uma proporção efetiva para este fim.
Comidas que devem entrar no seu cardápio
Queijo cheddar é bastante efetivo na redução da probabilidade de aparecimento das aftas. Uma porção de 30 g contém cerca de 600 mg de lisina e 275 mg de arginina. Pelo fato de ser uma proporção melhor do que 2:1, o queijo cheddar é efetivo na redução das aftas.
Há um número de diferentes tipos de comida que ajudam a prevenir as aftas. As carnes são em geral efetivas, particularmente a carne de frango, peru, peixe e bovina.
Se você for um admirador de peixe, procure pelo linguado. A quantia de 500 g de linguado possui cerca de 13 g de lisina. Apesar de existir lisina em cápsulas, a lisina encontrada diretamente nos alimentos naturais é muito mais efetiva. Você teria de ingerir cerca de 50 cápsulas de lisina para se igualar a quantidade de lisina encontrada em um linguado comum.
Os laticínios também trazem bons resultados. Queijos, iogurtes e leites possuem uma grande quantidade de lisina. A ricota é um dos queijos com maior concentração de lisina.
Produtos de soja também são efetivos. Grãos de soja e levedura de cerveja podem ajudar a aumentar a concentração de lisina no seu corpo.
Alimentos para evitar
Se quiser evitar as aftas, é importante que você evite comidas ricas em arginina. Amendoins, castanha de caju, nozes e amêndoas possuem altos níveis de arginina.
Os grãos que são encontrados no trigo e aveia também têm níveis elevados de arginina. Vegetais não têm níveis particularmente altos de arginina, mas legumes, como berinjela, repolho e cenoura têm níveis mais elevados de arginina que lisina.