Contente
A dor nos olhos pode ser causada por lesões, poluição, alergias, doenças e até mesmo por uma enxaqueca. Uma dor ocular intensa faz com que seja difícil de se concentrar ou de agir normalmente. Na maioria dos casos, a dor nos olhos é um sinal para procurar ajuda médica. Um oftalmologista pode identificar a origem da dor e do melhor tratamento para seu alívio.
Dor nos olhos é um sinal para procurar ajuda médica (Photos.com/Photos.com/Getty Images)
As causas da dor no olho
A dor nos olhos pode ser causada por alergias, lesões acidentais, enxaquecas, doenças nos olhos, lugar sujo, conjuntivite, uso incorreto de lentes de contato, assim como uma série de outras coisas. De acordo com o oftalmologista Dr. Montgomery Vickers, as dores nos olhos podem ser causadas por uma série de condições oculares agudas e crônicas.
Tratamentos para a dor
O tratamento caseiro mais comum para a dor é a lavagem dos olhos com água de torneira. Este método é especialmente eficaz para retirar pequenos objetos ou produtos químicos do olho. Procure um médico se a lavagem não aliviar a dor. Nunca esfregue os olhos, pois isso pode piorar a condição.
O ressecamento ocular causado por alergias pode ser tratado com colírio em casa. Cobrir os olhos com um pano úmido para deixá-los descansar longe da luz também pode aliviar a dor. Tomar analgésicos, como aspirina, tylenol ou ibuprofeno, ajudam a aliviar dores causadas por alergias sazonais.
Consulte um oftalmologista para todas as outras dores oculares. Ele realizará testes para determinar a causa da dor e o tratamento adequado. Após o exame, o médico poderá prescrever medicamentos ou sugerir medicações que não precisam de receita para o alívio da dor. Se a dor é o resultado de uma lesão ou uma doença ocular grave, será necessária uma cirurgia ou outra forma de tratamento.
Novos métodos para aliviar a dor
Um artigo da edição de 2006 do American Journal of Drug Delivery discute o uso de lentes de contato de silicone como forma de tratamento para a dor nos olhos. A lente de silicone hidrogel pode ser usada para transferir medicamento diretamente para o olho para tratar a dor ocular e promover a cura da área. Essas lentes são finas e têm a capacidade de absorver a medicação antes de serem inseridas no olho. A ideia é promissora, mas existem desafios. Um deles envolve controlar a liberação do medicamento, enquanto outro envolve controlar a quantidade de medicação que é absorvida pela lente.