Contente
O trapézio é um músculo liso triangular dividido em duas partes, o trapézio superior e o inferior. Ambos os músculos são responsáveis em manter a orientação da escápula ou omoplata. Quando o trapézio superior trabalha sozinho, ele eleva o ombro e apoia a cintura escapular ao levantar um peso. Ele está localizado entre o pescoço e os ombros, que são áreas propensas a tensões e dores musculares. Alongar esse músculo ajuda a aliviar a rigidez ou dor no pescoço e ombros.
Instruções
-
Sente-se ereto em uma cadeira com os ombros relaxados e a cabeça em posição neutra. Com cuidado, comprima o queixo em direção à clavícula esquerda tanto quanto puder, sem curvar-se. Depois, vire ligeiramente a cabeça para a direita, até sentir um alongamento no lado direito do pescoço. Mantenha essa posição por 10 a 15 segundos. Relaxe e traga a cabeça para a posição neutra. Faça o mesmo no lado oposto. Execute este procedimento três vezes de cada lado.
-
Sente-se ereto com a cabeça em uma posição neutra, coloque o braço direito atrás das costas e segure a cadeira do lado oposto. Depois, incline lentamente a cabeça do lado esquerdo e abaixe o queixo tanto quanto puder até sentir um alongamento no lado direito do pescoço. Mantenha o alongamento por 10 a 15 segundos, relaxe e traga a cabeça para a posição neutra. Faça o mesmo do lado oposto. Repita este procedimento três vezes de cada lado.
-
Comece em pé, com a cabeça em posição neutra e o braço direito atrás das costas. Segure a mão direita com a esquerda e puxe-a mais para o lado esquerdo. Depois, incline a cabeça para a esquerda até a orelha esquerda ficar alinhada ao seu ombro. Abaixe lentamente o queixo até sentir um alongamento no lado direito do pescoço e mantenha por 10 a 15 segundos. Relaxe e traga a cabeça para a posição neutra. Faça o mesmo no lado oposto. Repita três vezes de cada lado.
-
Comece deitado de costas (posição supino), com seu parceiro de pé na beirada da cama, onde estiver sua cabeça. Depois, vire-a para a esquerda, enquanto seu parceiro cruza os braços, para que a mão esquerda fique em seu ombro direito e a mão direita sobre a região occipital ou área lombar da cabeça. Instrua seu parceiro para abaixar seu ombro com a mão esquerda, enquanto apoia sua cabeça com a mão direita, à medida que você inclinar ainda mais para a esquerda. Ambos movimentos devem ser feitos simultaneamente. Ao virar a cabeça para a esquerda, abaixe o queixo para um alongamento mais profundo. Mantenha por 10 a 15 segundos e relaxe. Faça o mesmo no lado oposto e repita o procedimento três vezes de cada lado.
Dicas
- Evite movimentos bruscos ao alongar-se. Todos os alongamentos devem ser lentos e graduais.
Aviso
- Não alongue o trapézio superior caso haja uma tensão existente.
- Não faça alongamento quando houver fratura recente na área do pescoço.
- Se houver dor, dormência ou sensação de formigamento durante a execução, interrompa o procedimento e procure um médico imediatamente.