Contente
O período de gestação de uma vaca é 283 dias, de acordo com o site "cattletoday.com". Isso é cerca de 9 1/2 meses. Esta é uma média para todos os animais. As vacas mais jovens e de raças pequenas podem parir até duas semanas antes disso, enquanto as vacas mais velhas e raças maiores podem ter até duas semanas a mais de gestação. Há alguns outros métodos para determinar a altura da prenhez.
Instruções
Saber quando o bezerro está para chegar ajuda a preparação do pecuarista (calf image by max from Fotolia.com)-
Verifique os registros da vaca. Caso tenha sido testada, isso pode ser útil para determinar quando o animal foi produzido e quando o parto pode ser esperado. Testes de gravidez geralmente são feitos por meio da palpação do útero com uma mão inserida no reto da vaca. A detecção de um feto é possível 35 dias após o acasalamento. Caso a data do teste positivo de gravidez seja conhecida, a concepção pode ser considerada como realizada pelo menos 35 dias antes. O final do período de parto provavelmente seria 283 dias após essa data.
-
Palpe a vaca para avaliar o desenvolvimento do feto. Segundo o Western Beef Resource Committee, dos Estados Unidos, o crescimento do feto pode ser detectado. Aos 90 dias de gestação, o bezerro tem de 5 cm a 6 cm de comprimento. Aos 120 dias, o feto seria semelhante em tamanho a um gato. Aos 180 dias, similar em tamanho a um cão pequeno. A palpação retal da vaca só deve ser feita por um veterinário ou um técnico veterinário treinado.
-
Monitore a vaca. Ela mostrará sinais de nascimento iminente cerca de duas semanas antes do parto. Os sinais incluem o inchamento do úbere e uma secreção mucosa da vagina da mãe. A vaca pode se recusar a comer nas últimas 12 a 24 horas antes do parto.
Dicas
- A melhor maneira de controlar a gestação de uma vaca é saber quando o animal foi exposto ao touro. Qualquer outro método para determinar a fase da gravidez é baseado em observações e é menos preciso.
Aviso
- Saber a data provável do parto permite que o tratador do animal monitore e esteja em posição para auxiliar no nascimento, quando necessário. Isso aumenta as chances de um parto bem-sucedido.