Contente
Dores no tendão do pé costumam ser causadas pelo uso excessivo do pé. Corredores, atletas e dançarinos são mais propensos a ter esses tipos de lesões, que podem incluir estiramentos, rompimentos e inflamações, como tendinites. Existe um número de tendões no pé que são mais suscetíveis à dor. A maioria das lesões pode ser tratada sem cirurgia.
Atletas e dançarinos são mais suscetíveis a dores no pé (Wendy Hope/Stockbyte/Getty Images)
Identificação
Um tipo comum de dor no tendão do pé é a tendinite do tendão de Aquiles. Esse tipo de dor costuma causar uma dor chata ou latejante no calcanhar. A pessoa poderá sentir uma dor subindo para os dedos do pé ou pressionando o pé, de acordo com o artigo "Tendinite de Aquiles", da MayoClinic.com. Inchaço e rigidez também podem ser causados por essa tendinite.
Tendinite peroneal
A tendinite peroneal costuma ser causada por correr em subidas, o que pode fazer com que a pessoa pise torto e piore os tendões peroneais. Essa tendinite pode ser facilmente diagnosticada devido à localização da dor, que costuma ser na parte de fora do calcanhar, atrás do osso do tornozelo.
Síndrome tibial posterior
Lesões ou tendinites que afetem o tendão tibial posterior normalmente causarão dor e inflamação atrás ou abaixo do osso do tornozelo. Contudo, ao contrário da tendinite peroneal tibial, a dor pode se estender para a planta do pé.
Tendinite tibial anterior
Lesões ou inflamações no tendão tibial anterior costumam causar dor e inchaço na parte de cima do pé. Esses sintomas também podem ser acompanhados por fraturas tibiais, uma condição muito dolorida que causa pressão e dor na parte frontal da canela. Essa lesão costuma doer quando a pessoa desce degraus.
Considerações
Uma pessoa também pode lesionar os tendões extensores e flexores, que se movem para frente e para trás, respectivamente. Pessoas com dor no tendão do pé devem consultar um médico para obter um diagnóstico apropriado e conhecer as opções de tratamento.