Contente
Qualquer tipo de diferença cultural, como etnia, regionalismo, religião ou classe, pode criar diferenças que são amplificadas quando duas pessoas de diferentes classes sociais tentam se comunicar. Sexo é uma outra diferença que tem um impacto definitivo na comunicação.
Homens e mulheres têm tipos diferentes de comunicação que podem levar a mal entendidos (Jupiterimages/Comstock/Getty Images)
Intimidade e denúncia
Uma diferença entre homens e mulheres no seu estilo de comunicação é que as mulheres frequentemente usam a conversação como um meio de se tornar mais íntima ou de trazer proximidade ao relacionamento através da conversa. Isso é algo que as garotas parecem internalizar na infância, que as conversas são um jeito de desenvolver uma relação com os outros. Por outro lados, a professora de linguística Deborah Tannen propôs que os homens se envolvem no que é conhecido como "report talk". Isso se refere ao jeito que os homens geralmente se comunicam para adquirir informações. Eles não usam a comunicação como um meio de construir intimidade tanto como um meio de transmitir informação. Homens, às vezes, veem também a conversa como um meio de determinar ordem social, se provarem ou como um tipo de disputa.
Foco global x foco singular
Os homens tentem ser pensadores que focam em uma coisa de cada vez, enquanto as mulheres geralmente pensam em grandes quantidades ou globalmente. Elas talvez tenham uma conversa que cobre vários assuntos ao mesmo tempo, enquanto os homens são mais lineares no seu método conversacional. Isso pode frustrar ambos galantes se eles não perceberem tais diferenças sutis.
Diferenças de memória
As mulheres tendem a agrupar memórias que compartilham de um elemento emocional comum, e a conversa delas reflete nessa tendência. Elas são especialmente habilidosas em se lembrar de acontecimentos que compartilham uma reação emocional ou mexem com sentimentos parecidos. No entanto, as habilidades de memória nos homens os fazem mais propensos a se lembrarem de eventos, tarefas ou atividades que ocorreram durante aquela memória. Parece que a testosterona tem efeito sob a memória dos homens, enquanto o estrogênio e a progesterona afetam a memória das mulheres. Os ciclos menstruais das mulheres parecem ter um papel na cultivação da memória.
Objetivos
Homens frequentemente respondem a conversações de mulheres que incluem problemas tentando resolvê-los, não se dando conta de que as mulheres estão sempre compartilhando suas experiências e emoções e não procurando soluções na conversa. Homens também se sentem pressionados pela preponderância do conteúdo emocional nas conversas das mulheres, e elas talvez queiram escapar delas.