Contente
Em muitas partes do sul e do oeste da África, é tradição as mulheres usarem um lenço na cabeça que cobre os cabelos. Cada nação tem suas próprias tradições e nomes para o pano; os ganenses usam um "duku" em festas religiosas, enquanto os sul-africanos usam um laço branco para cobrir o cabelo em igrejas e os nigerianos usam um "gele". Geralmente, os "geles" são mais elaborados do que os laços de cabeça de outros africanos e são feitos a partir de um pedaço de tecido conhecido como um "aso-oke".
Instruções
Os "geles" são acessórios extravagantes para mulheres nigerianas (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)-
Dobre o "aso-oke" ao meio, longitudinalmente e repetidamente, até que a largura seja de cerca de 15 cm. Enrole o tecido em torno da cabeça, deixando o lado direito dele se estender por cerca de uma vez e meia mais que o esquerdo.
-
Empurre o lado esquerdo do "aso-oke" para dentro, enquanto passa o lado direito por cima. Mantenha ambas extremidades do tecido para fora ao fazer isso. Puxe as pontas tão firmemente quanto achar confortável. Empurre o lado esquerdo enquanto puxa o direito para ajustar melhor.
-
Empurre o lado direito para dentro, onde ele encontra o lado esquerdo, sem puxá-lo todo o caminho, para formar um laço. O laço pode ser movido para a frente, para cada lado da cabeça ou deixado atrás. Espalhar as duas pontas para fora cria um efeito de pétalas de rosas.