Como harmonizar melodias

Autor: Louise Ward
Data De Criação: 5 Fevereiro 2021
Data De Atualização: 15 Novembro 2024
Anonim
COMO HARMONIZAR MELODIAS
Vídeo: COMO HARMONIZAR MELODIAS

Contente

Saber como harmonizar melodias é uma habilidade fundamental na composição ou para arranjos musicais. Se quiser harmonizar a melodia vocal em uma canção pop ou a melodia em um solo de guitarra de rock, os princípios básicos da harmonização são os mesmos. Conhecendo o tom da melodia, a harmonização é um processo fácil. Harmonizar as melodias dá arranjo a músicas e adiciona intensidade para partes específicas.


Instruções

Músicas harmônicas (fun melody image by Fantasista from Fotolia.com)

    Seção 1

  1. Identifique o tom da melodia. Não é necessário ter um conhecimento musical profundo para harmonizar uma melodia, mas o mínimo que precisará saber é o tom da melodia, para então introduzir a harmonia adequada.

    Música romântica (melodie image by Angelika Bentin from Fotolia.com)
  2. Escreva as notas da melodia, em papel de partitura, mas se não souber fazê-lo, escreva as letras correspondentes as notas em uma folha comum.

    Notas (Melody image by Ilija Mitrevski from Fotolia.com)
  3. Escreva as notas da escala. Depois de determinar o tom da melodia, escreva as notas dos graus da escala. Exemplo, se o tom da melodia for C, escreva: C, D, E, F, G, A, B.


    Notas ao vento (a melody of sky image by Lucy Cherniak from Fotolia.com)
  4. Inicie a primeira nota da melodia e conte três notas acima. A harmonia mais comum é chamada de ''terceira''. Harmonize cada nota na melodia em terceira. Por exemplo, se a primeira nota for C, harmonize com a nota E. Se a primeira nota for F, harmonize com A. Para as notas A e B, simplesmente comece a contar novamente da esquerda, depois que ficar sem notas. Isso significa que a A tem harmonia com C e B, com D.

    Harmonize (guitar guitarist music musical instrument image by david hughes from Fotolia.com)
  5. Harmonize as notas restantes da melodia em terceira. Siga o exemplo usado na seção 4 até que todas as notas estejam harmonizadas.


    Toque melhor (Melodies of the Attractive Grace “simple” image by Heaven from Fotolia.com)
  6. Experimente. Depois de ter harmonizado a melodia em terços, altere a harmonização ao seu gosto. Embora terços sejam a harmonia mais comum utilizada na música popular, é possível harmonizar com qualquer intervalo que prefira, enquanto a nota cair dentro do tom. Tente substituir algumas das notas harmonizadas com uma quarta ou quinta em vez de um terceiro. Harmonizar com quartos, quintos e sextos é o mais comum. Basta usar o mesmo método aprendido na seção 4, mas uma quantidade diferente de notas serão contadas. Para um quarto, conte até quatro notas. Para um quinto, conte até cinco notas.

    Notas bem tocadas (guitar guitarist music musical instrument image by david hughes from Fotolia.com)

Dicas

  • Ouça músicas com harmonias que goste e tente desconstruir a harmonização. Examine se a harmonia usou somente terços ou uma combinação de terços e outros intervalos como quartos ou quintos.
  • Todos os exemplos mencionados utilizaram contagem como o método de harmonização de melodias, pois essa é a técnica mais comum encontrada na música popular. Isso ocorre porque a maioria das harmonias é escrita mais alta do que a melodia original. Harmonizar para baixo pode interferir e turvar a linha da melodia original, fazendo o ouvinte não tem certeza de qual melodia destina-se a ser o verdadeiro foco da canção.

O que você precisa

  • Papel para anotações
  • Papel de partitura