Os animais que usam pulmões para respirar

Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 7 Janeiro 2021
Data De Atualização: 19 Poderia 2024
Anonim
Os animais que usam pulmões para respirar - Artigos
Os animais que usam pulmões para respirar - Artigos

Contente

Os animais terrestres, como os mamíferos, aves, anfíbios e répteis, respiram pelos pulmões. Todos os organismos necessitam de energia para todo o trabalho que eles fazem, e ela é gerada pela respiração, o que requer oxigênio. Os organismos levam oxigênio quando inalam, em seguida, o ar atinge os pulmões, onde o oxigênio é absorvido e o dióxido de carbono é liberado quando os animais exalam.


Anatomia dos pulmões (Hemera Technologies/PhotoObjects.net/Getty Images)

Mamíferos

Os pulmões dos mamíferos são feitos de um grande número de pequenas estruturas em forma de saco conhecidas como alvéolos. Cada alvéolo está rodeado por vasos sanguíneos, e são nestas estruturas que a troca gasosa ocorre. O ar entra no corpo de um mamífero por meio de suas narinas ou pela boca, a partir de onde ele passa através da traqueia para atingir os pulmões. A traqueia se ramifica em dois brônquios, sendo que cada um atinge cada pulmão. Os brônquios se dividem em ramos menores, conhecidos como bronquíolos. Cada bronquíolo transporta o ar para um alvéolo. O ar é impulsionado para dentro e para fora dos pulmões pelo movimento muscular do diafragma e, em parte, pelo relaxamento e contração do tórax. O ar inalado e exalado movimenta através do mesmo caminho, dentro e fora dos pulmões, em mamíferos como os humanos, cães e gatos.


Aves

A aves necessitam de uma grande quantidade de energia para voar. Elas respiram através dos pulmões, mas o ar em seus pulmões flui em uma direção, proporcionando um constante o fornecimento de oxigênio. Elas têm sacos adicionais espalhando os pulmões em seu corpo, mas, diferente dos seres humanos, não têm um diafragma que conduz o ar para dentro e para fora dos pulmões. Em vez disso, esta função é realizada pelos músculos do corpo.

Anfíbios

Os anfíbios podem viver na terra ou na água. Apesar de utilizarem mais a pele para respirar, eles têm pulmões, e quando algumas espécies são jovens, elas usam guelras para respirar. Os pulmões dos anfíbios são muito simples, tanto que a sua respiração é através da sua pele, através da qual o oxigênio passa para os vasos sanguíneos, logo abaixo da pele. Este tipo de respiração é chamada de cutânea.


Répteis

Ao contrário dos anfíbios, os répteis não têm brânquias durante qualquer fase da sua vida útil. Além disso, a pele seca e escamosa impede respirar através dela. Assim, estes animais dependem inteiramente dos seus pulmões para a respiração. Os répteis não possuem as membranas que os mamíferos têm. Em vez disso, seus pulmões inflam e desinflam pela expansão e contração da caixa torácica. Além disso, semelhante aos mamíferos, o ar flui para dentro e para fora dos pulmões através do mesmo caminho.