Contente
DPOF é uma sigla para Digital Print Order Format (Formatação de Instruções de Impressões Digitais, em tradução livre) e permite que o usuário especifique quais arquivos em um dispositivo de armazenamento serão enviados para impressão. Por exemplo, se o usuário tem oitocentas imagens em um cartão de memória, mas só deseja marcar quinhentas, é possível usar o formato DPOF para marcar somente esses arquivos, passando a informação para a impressora.
O que é DPOF em câmeras? (foto en arenal image by juanjo tugores from Fotolia.com)
História
O DPOF foi criado por uma série dos maiores fabricantes de câmeras em 1988. Aqueles que ajudaram a criar essa ideia foram a Eastman Kodak, a Matsushita Electric Industrial Company, a Fujifilm e a Canon, Incorporated. Este primeiro formato DPOF reinou até o ano de 2000, quando uma nova versão foi implementada com informações atualizadas, tornando-a compatível com todas as câmeras dos dias atuais.
Significado
O formato DPOF revolucionou a forma como as fotos eram tratadas por fotógrafos profissionais e permitiu muito mais opções do que as disponíveis em câmeras convencionais. Em um pequeno arquivo de texto, armazenado no mesmo cartão em que são armazenadas as imagens, grandes quantidades de informação poderiam ser transferidas de uma maneira rápida e efetiva para a impressora, tornando fácil as opções de impressão personalizadas.
Função
Os arquivos DPOF estão lá para dizer à impressora quais arquivos devem ser impressos, qual o tamanho e os títulos das impressões e todas as instruções de corte e rotação. Desta forma, o usuário é capaz de obter exatamente o que quer, sem explicações complicadas ou notas longas.
Considerações
As câmeras com formato DPOF são muito mais caras do que as habituais câmeras digitais e, portanto, se você realmente precisa da função DPOF ou não, deve tomar essa decisão antes de comprar. As câmeras DPOF são utilizadas com mais frequência por fotógrafos profissionais, investigadores particulares ou repórteres e não são necessárias para tirar fotos diariamente.
Benefícios
Um dos maiores benefícios de um cartão e uma câmera compatível com DPOF é a capacidade de ordenar várias impressões de algumas imagens e a impressão de uma e a não impressão das outras. Sob condições normais, deve-se obter o mesmo número de impressões para todo o cartão, e isso não acontece com a câmera com DPOF. Além disso, certas imagens podem ser impressas em formato maior ou menor do que as outras, ter a data e hora removidas ou adicionadas, ou serem giradas conforme o desejo do fotógrafo. Tudo isto seria muito caro e demorado com uma câmera digital comum.