Como aplicar esmalte em cerâmica

Autor: Randy Alexander
Data De Criação: 26 Abril 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Como aplicar esmalte em cerâmica - Artigos
Como aplicar esmalte em cerâmica - Artigos

Contente

Aplicar esmalte ou decorar objetos de cerâmica é muitas vezes uma das etapas mais divertidas desse tipo de arte. As variedades de cores, brilhos e texturas fazem a cerâmica se destacar, realçando a beleza de sua forma.


Instruções

Você pode fazer lindos vasos de cerâmica em casa, com poucos gastos. (Andy Sotiriou/Photodisc/Getty Images)
  1. Divague um pouco nas suas opções. Esmaltes de cerâmica vêm em muitas composições, cores e espessuras. Tal como uma refeição favorita, o esmalte ideal tem sua própria receita, podendo conter ingredientes como feldspato, borato, argila, barro ou óxido de estanho.

  2. Conheça as duas formas de receita padrão: A receita percentual é feita sempre com base em porcentagens, enquanto a receita à base de esmalte é uma receita em duas partes, contendo uma base e um complemento potenciador da base.

  3. Use luvas, máscara e tampões. Misturar esmaltes pode ser um trabalho complicado, pois algumas das matérias-primas possuem vapores desagradáveis e até tóxicos quando inalados.


  4. Meça os ingredientes. Geralmente eles aparecem em forma de pó, e podem ser pesados utilizando uma balança digital.

  5. Misture o verniz em pó na água. Isto torna mais fácil aplicação nos vasos. Cada receita especifica a quantidade necessária de água.

  6. Verifique o seu pote de esmalte toda semana. Para manter o frescor, ele precisa ser mexido uma vez por semana.

  1. Aguarde até que a cerâmica seque completamente. Esmaltes não aderem bem a superfícies molhadas.

  2. Execute alguns testes. Experimente diversos tipos de esmaltes, até encontrar a cor, translucidez e a textura ideais. Tente usar argila barata para testar os diferentes esmaltes.

  3. Compre um pincel em uma loja de artesanato. Informe ao vendedor que você vai aplicar esmalte em cerâmica. Normalmente, existem diferentes tipos e tamanhos de escovas disponíveis.


  4. Remova todos os resíduos soltos. Para conseguir uma textura mais lisa em seu produto acabado, alise superfícies irregulares com uma espátula, tirando cuidadosamente as imperfeições.

  5. Use ferramentas de texturização. Elas também são encontradas em lojas de artesanato e geralmente são feitas de metal. Aplique quando o barro ainda estiver úmido o bastante para trabalhar e você poder criar texturas granuladas, dramáticas ou padronizadas para o seu esmalte se destacar.

Dicas

  • Misture esmaltes sempre em uma área bem ventilada.

Aviso

  • Nunca tente misturar o seu próprio esmalte sem a supervisão de um especialista. Misturar esmaltes é semelhante a misturar produtos químicos em um experimento, algumas combinações de esmalte podem produzir resultados venenosos ou reações químicas com vapores muito tóxicos.

O que você precisa

  • Luvas
  • Pincéis
  • Balança digital
  • Máscara de proteção
  • Água
  • Ferramentas de texturização
  • Esmalte