Contente
O cuscuz branco, também chamado de pudim de tapioca em algumas regiões, é uma iguaria brasileiríssima que não pode faltar nas festas juninas. O cuscuz tradicional é originário da África e foi adaptado com ingredientes indígenas pelos escravos do Brasil Colonial. Ele é preparado com a fécula da mandioca, chamada comumente de tapioca, leite de coco, coco ralado, leite de vaca, creme de leite e leite condensado. Aprenda a preparar esta delícia para suas sobremesas ou lanches.
Instruções
O cuscuz leva tapioca e muito coco ralado (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)-
Em uma panela grande e funda, acrescente todos os ingredientes de uma só vez, mas reserve metade do coco ralado para a cobertura. Misture todos os ingredientes até se mesclarem bem. Em seguida, ligue o fogo baixo.
-
Em fogo baixo, misture os ingredientes até o leite ferver e as bolinhas da tapioca incharem por completo. Caso as bolinhas não estiverem inchadas depois da fervura do leite, acrescente um pouco mais leite e siga misturando. Prove para verificar o ponto ideal: as bolinhas devem estar macias e não cruas. Desligue o fogo.
-
Unte uma forma ou travessa de vidro com manteiga para facilitar na hora de servir. Despeje nela todo o conteúdo da panela, alisando-o para que a altura fique uniforme. Deixe esfriar por alguns minutos, abafando a travessa com uma toalha ou pano de prato, e leve à geladeira por 1 hora.
-
Retire da geladeira e decore o cuscuz com o coco ralado restante. Se quiser, sirva diretamente da travessa ou corte em pequenos cubos antes de servir.
Como preparar o cuscuz
Dicas
- Caso deseje que o cuscuz fique mais macio, substitua o leite pela mesma quantidade de água.
- Para acompanhar, despeje leite condensado se desejar. Ele enfatiza o sabor do coco e da tapioca.
O que você precisa
- 500g de tapioca flocada
- 200 ml de leite de coco
- 500 ml de leite
- 1 caixinha de creme de leite
- 1 lata de leite condensado
- 1 coco ralado fresco
- Manteiga para untar