Contente
Ensinar os que estudam inglês como segunda língua a ler e escrever pode ser uma tarefa simples com a foco correto. Alunos de Inglês como segunda língua (ISL) experientes descobriram que começar pela leitura ao invés da escrita é o passo número um para aprender com sucesso esse idioma tão importante atualmente.
Instruções
Aprenda a ler e escrever em inglês (Morguefile.com/Jane M. Sawyer)-
Escolha cuidadosamente as palavras ou orações que apresentará em aula. Agrupe-as de acordo com um tema, lições de vocabulário ou pronúncia em que esteja trabalhando. Se necessário, explique o significado de algumas palavras. Dependendo das origens dos alunos de inglês, talvez queira explicar-lhes as utilidades de um dispositivo ou item sobre o qual esteja lendo.
-
Prepare os alunos para as palavras ou orações que irão ler. Escolha pronúncias que não conheçam, como as combinações "th" ou "gh". Identifique os padrões gramaticais, se estiver lendo um texto mais avançado, ou explique o conteúdo de um parágrafo relativo à lição aprendida previamente. Sempre que possível, os alunos de inglês devem ampliar seu conhecimento adquirido quando aprendem a ler em inglês.
-
Mostre a enunciação adequada dos sons, e convide os alunos à imitar a sua articulação.
-
Peça aos alunos que pronunciem palavras que tenham esses sons. Agora, os estudantes aprenderão a ler as palavras que indicar. Usando o exemplo da combinação de consoantes "th" e "gh", eles podem ler "the", "light" e "thought".
-
Dê um passo adiante e incentive os estudantes a lerem orações que contenham essas palavras. Repita esse passo mais e mais vezes, até que os alunos estejam lendo as palavras com as combinações "th" e "gh" tão tranquilamente quanto às outras palavras que os rodeiam.
-
Varie o foco para evitar a simples memorização. Os estudantes de inglês memorizam as orações, mas se quebrar a leitura, precisarão focar nas palavras ou frases em mãos. Quebre o exercício de leitura, chamando os alunos aleatoriamente para ler uma frase, um parágrafo ou uma simples palavra.
-
Sugira aos estudantes que façam um intervalo da aula. Nesse ponto, esteja confiante de que os alunos são capazes de ler o texto, ao invés de só memorizar as palavras. Ao final do intervalo, continue com o exercício escrito.
A leitura vem primeiro
-
Incorpore todas as palavras aprendidas anteriormente em um jogo de palavras-cruzadas. Você poderá fazer seu próprio jogo gratuitamente (veja depois em Recursos).
-
Estipule que a escrita seja feita em letra de forma, usando letras maiúsculas e minúsculas. Para os estudantes que estejam em dúvida sobre como realizar esse tipo de escrita, organize um grupo de estudos de correção.
-
Use uma cópia impressa do alfabeto inglês que permita aos alunos do grupo copiar as letras. Use planilhas que podem ser baixadas online para agilizar a escrita das letras (veja Recursos).
-
Dite orações lidas anteriormente e peça que escrevam-nas sem olhar os exercícios de leitura. O objetivo é assegurar que não haja uma desconexão entre a leitura e a escrita das palavras estudadas previamente.
-
Construa exercícios e sugira aos alunos que criem suas próprias orações, usando palavras aprendidas em lições anteriores e adicionando palavras, orações ou frases aprendidas hoje. Forme grupos se a classe for grande o suficiente. Caso contrário, faça simplesmente um exercício individual.
-
Termine a aula fazendo com que os grupos ou estudantes individuais se juntem e leiam algumas de suas criações.
Escrever vem por acréscimo
Dicas
- Aprender a ler e escrever em inglês é um processo lento e às vezes frustrante. Os professores e estudantes têm que entender isso e trabalhar pouco a pouco até a meta de dominar o idioma.
- Os professores de inglês dever ter muitos exercícios adicionais para os estudantes avançados e correções em suas salas de aula.
O que você precisa
- Texto de leitura em inglês
- Jogo de palavras-cruzadas
- Exercícios corrigidos de escrita
- Lápis e papel