Contente
Desde que Coco Chanel voltou para Paris de Riviera com a pele marrom dourada, as mulheres têm desejado a maciez e brilho de um bronzeado perfeito. Parece que em cada corredor do shopping há um salão de bronzeamento, e as praias e beiras das piscinas estão cheias de pessoas imersas em raios. Mas mesmo que um bronzeado possa nos fazer parecer estar emanando saúde, os danos do sol causados pelo bronzeamento são tudo, menos saudáveis. Muitas pessoas recorrem a bronzeadores artificiais para conseguir a cor desejada sem os danos solares, mas odeiam o cheiro que vem com eles.
Bronzeamento (Image by Flickr.com, courtesy of Jessica Rabbit)
DHA
Os bronzeadores artificiais funcionam porque contêm um ingrediente ativo chamado di-hidroxiacetona, ou DHA. Ele é um açúcar simples e não tóxico. Interage com os aminoácidos da pele, tornando-os marrons no processo. Adicionar químicos como a glicina, histidina e lisina pode dar diferentes tons à cor base alcançada pelo DHA. Isso ajuda a dar um efeito dourado marrom mais natural.
Função
Já que o DHA basicamente mancha a pele, o "bronzeado" somente dura até que as células afetadas da pele morram e sejam descartadas ou caiam. As qualidades de coloração do DHA são conhecidas por décadas, e o composto é considerado inteiramente seguro para uso na pele. Ele forma uma barreira não protetora contra o sol e os raios UV, então é necessário o uso de protetor solar enquanto usa o bronzeador artificial.
Cheiro do bronzeador artificial
Uma objeção comum aos bronzeadores artificiais é o cheiro. Alguns o descrevem como um cheiro de peixe, outros, como um químico cáustico, mas nunca descrito como algo agradável, e permanece na pele mesmo após algumas horas. É causado pelo DHA, e é um efeito colateral inevitável dos bronzeadores artificiais.
Compensações
Algumas fórmulas usam menos DHA, o que pode reduzir um pouco o cheiro, mas resultará em um bronzeado leve. Outras fórmulas contêm vários perfumes e extratos que tentam mascarar ou dominar o cheiro. Algumas pessoas podem achar essas essências mais ofensivas que o cheiro próprio do DHA.
Soluções
A única solução para o problema do cheiro dos bronzeadores artificiais é encontrar uma fórmula que forneça uma quantidade mínima de profundidade na cor, mas que ainda assim consiga te deixar feliz com o resultado. Ela também necessitaria ser misturada com uma essência que você goste e não ache muito pesada. Fórmulas em creme ou loções podem ser mais bem sucedidas nesse objetivo que as em aerossol.