Contente
- Instruções
- Colocando babado em uma cortina pré-feita
- Faça babados com material extra da cortina
- Dicas
- O que você precisa
Você encontrou a cortina perfeita para sua sala, mas ela não é longa o suficiente. Babados podem ajudar a aumentar o comprimento da cortina e dar a ela uma aparência mais leve. Talvez, você mesmo esteja fazendo as cortinas e queira colocar babados nela, mas o molde que está usando não tem instruções de como fazê-los. Adicionar um belo babado a uma cortina pré-feita ou em uma cortina feita por você não requer muita costura e pode até mesmo ser feito à mão.
Instruções
Costinas com babados (http://www.countrycurtains.com/images/us/local/products/detail/0105PS1_dt.jpg)-
Meça o lado inferior da cortina de lado a lado. Adicione 5cm à medida. Esse será o comprimento do babado com alguma medida extra para fazer o acabamento. Meça e corte o babado.
-
Dobre 2,5cm em uma extremidade de corte do babado. Coloque a extremidade dobrada sobre uma borda da bainha da cortina. Ajuste o plissado para que ele se sobreponha a bainha em 2,5cm. Alfinete o plissado à bainha da cortina. Continue prendendo o plissado ao longo da bainha. Quando for para a outra borda, dobre cerca de 2,5cm do babado antes de prendê-lo à cortina. Segure a cortina no alto para certificar-se de que ficou bom antes de costurar.
-
Costure o babado à bainha da cortina. Costure ao longo de uma linha, cerca de 1,25cm da parte de cima do babado. Isso pode ser feito usando uma máquina de costura ou manualmente, com linha e agulha.
Colocando babado em uma cortina pré-feita
-
Faça uma bainha na barra da cortina antes de colocar o babado. Isso irá impedir que o material se desgaste durante a lavagem, o que pode fazer com que o babado se solte. Meça a bainha da cortina. Dependendo de quão plissado você quer que o babado seja, multiplique a medida obtida por 2 ou 2,5. Use o giz de alfaiate ou o canto da barra de sabão para marcar o comprimento do material para o babado. Determine quão largo ele será e adicione 2,5cm a essa medida. Marque o material. Corte-o para fazer o babado.
-
Dobre cerca de 1,25cm nas bordas superior e inferiores do babado e faça a bainha em ambos os lados. Passe a bainha feita com o ferro. Na borda superior do babado, costure usando ponto corrido cerca de 1,25cm abaixo da borda. Com uma máquina de costura, isso pode ser feito ajustando a largura do ponto ao número mais alto. Manualmente, costure fazendo pontos longos. Quando chegar ao final do material do babado, meça 7,5cm de linha e corte-a nesse ponto. Se você costurou os pontos corridos usando uma máquina de costura, amarre as linhas das bordas superior e inferior no final.
-
Segure ambos os lados do material do babado e junte as pontas, dessa forma o material ficará dobrado ao meio lado a lado. Marque esse ponto, com o giz de alfaiate ou o canto da barra de sabão. Use o mesmo método para encontrar o centro da bainha da cortina e marque também.
-
Pegue a ponta do fio do material plissado que não está amarrado. Use os dedos para deslizar muito suavemente o material para trás sobre o ponto corrido, recolhendo-o e criando o plissado. Não force o processo, pois o fio pode quebrar facilmente. Meça periodicamente o material do babado e pare quando ele estiver cerca de 5cm mais largo que a bainha da cortina. Amarre os fios para segurar o material recolhido. Suavemente ajuste o material recolhido ao longo do fio até que os babados fiquem espaçados.
-
Localize o centro e marque o material plissado e coloque-o sobre a marca feita no centro da bainha da cortina. Ajuste a lateral superior do babado de forma que ele fique cerca de 2,5cm sobreposto. Alfinete o babado à cortina. Alfinete o resto do babado à bainha da cortina. Dobre ambas as laterais do babado cerca de 2,5cm antes de prendê-lo com o alfinete. Segure a cortina no alto para verificar se o babado tem bom caimento antes de fazer a costura.
-
Costure o babado à cortina. Faça a costura cerca de 1,25cm a partir da lateral superior do babado. Você pode fazer isso usando uma máquina de costura ou à mão, usando linha e agulha.
Faça babados com material extra da cortina
Dicas
- Usar o canto de uma barra de sabão para fazer as marcações ao invés de um giz de alfaiate oferece várias vantagens. A barra de sabão é mais fácil de achar, custa menos que o giz de alfaiate e a marca feita sai mais fácil com a lavagem.
O que você precisa
- Fita métrica
- Babado já pronto (com largura de 7,5 cm a 10 cm) ou material extra da cortina
- Giz de alfaiate ou o canto de uma barra de sabão
- Tesouras
- Linha de costura
- Alfinetes
- Máquina de costura ou agulha para costurar à mão
- Ferro e tábua de passar