Contente
Se você não pagar um empréstimo ou uma fatura de cartão de crédito, o banco pode vender sua dívida a fim de recuperar suas perdas. Em muitos casos, a empresa que compra sua dívida também é uma agência de cobranças, o que significa que ela pode começar uma ação agressiva de cobrança contra você.
A falta de pagamento pode ocasionar a venda da dívida (Ryan McVay/Photodisc/Getty Images)
Processo de cobrança
Se atrasar o pagamento de um empréstimo ou de faturas do cartão de crédito, o banco entrará em contato com você. Os primeiros contatos serão através de cartas e telefonemas, e se tornarão mais frequentes à medida que a dívida for aumentando. Se você não pagar o que deve, o banco fechará sua conta. Isso significa que ele inscreverá sua dívida como uma perda e depois transferirá o valor para uma agência de cobranças. O banco não tem nenhuma obrigação de avisá-lo sobre essa transferência, embora geralmente a venda da dívida para uma agência de cobranças ocorra após mais ou menos seis meses de inadimplência.
Compradores de dívidas
Existem dois tipos principais de agências de cobranças: as de contingência e as compradoras de dívida. Se o seu banco quiser continuar a possuir a dívida, ele pode atribuir a cobrança a uma agência cobradora de contingência. Essa agência tentará cobrá-la em nome do banco e manterá uma porcentagem do que receber. As agências compradoras de dívida, por outro lado, compram e passam a ser donas da dívida, tirando o banco da transação. Elas costumam pagar aos credores originais uma pequena porcentagem do valor da dívida e depois ficam com o que conseguirem receber.
Revendendo sua dívida
Se a agência de cobranças que comprou sua dívida do banco não conseguir cobrá-la, ela pode voltar a vendê-la a outro comprador. Em alguns casos, dívidas antigas podem ser revendidas várias vezes. Por não existirem leis contra a revenda de uma dívida, você pode enfrentar uma ação de cobrança por anos, até mesmo décadas, após a primeira moratória da dívida. Os compradores de dívida não têm que notificá-lo sobre essa revenda.
Seus direitos
Se uma agência de cobranças entrar em contato com você, a lei lhe dá o direito de exigir a verificação da dívida. Você também tem o direito de dizer a um cobrador que pare de entrar em contato, mas isso pode causar a apresentação imediata de uma ação judicial contra você. Esteja atento à legislação e suas limitações. Alguns compradores de dívida se especializam naquelas que não são cobráveis em juízo. Eles fazem isso para que você seja enganado e redefina o estatuto de limitações ao concordar em pagar a totalidade ou parte da dívida. Antes de trabalhar com um comprador de dívida, verifique se ela é realmente sua e se ainda está coberta pela legislação do estatuto de limitações. Se não for, envie ao comprador uma carta de cessação e prepare-se para a possibilidade de que ele volte a vendê-la para outra agência de cobranças.