Contente
Comida típica do Paraná, o barreado é basicamente uma mistura de carne e farinha de mandioca. O prato foi trazido ao Brasil pelos primeiros portugueses que aportaram no litoral paranaense. Por ser uma receita rápida de fazer e que rende grandes porções, a iguaria costumeiramente era produzida com antecedência para resistir às grandes viagens entre os continentes europeu e sul-americano. Hoje, o prato é consumido não só pelos descendentes europeus que vivem na região, mas também é apreciado em todo o Brasil. Confira agora nossas dicas para preparar o legítimo barreado.
Instruções
Para preparar o típico barreado, prefira carnes com fibras que resistam ao tempo de cozimento (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)-
O primeiro passo para fazer o legítimo barreado é cortar a carne de sua preferência em formato de cubos pequenos.
-
Em um liquidificador, bata 1/2 xícara de água com a cebola e o alho.
-
Em seguida, coloque a carne bem no fundo da panela de pressão, adicionando cuidadosamente o bacon sobre ela. Depois, cubra-a com parte da cebola e o alho já batidos no liquidificador.
-
Agora, acrescente as folhas de louro, cominho, pimenta e sal. Cubra com o restante da mistura de cebola e alho. Coloque sal e pimenta à gosto, se preferir. Depois, basta fechar a panela e cozinhar em fogo baixo por aproximadamente uma hora depois que a panela pegar pressão.
-
Durante esse tempo, fique atento ao ponto de cozimento da carne. Toque-a com o garfo. Se ela estiver fibrosa, começando a se desmanchar, é porque a receita já está pronta.
-
O jeito típico de servir o barreado é em um prato fundo coloque duas colheres de farinha de mandioca. Em seguida, coloque o barreado sobre a farinha. A carne quente faz com que a farinha cozinhe um pouco, o que dá um sabor especial à receita. E está pronto. Bom apetite!
O que você precisa
- 2 kg de carne (paleta bovina desossada, patela, patinho, cochão mole, lombo ou músculo)
- 2 cebolas grandes picadas
- 4 cabeças de alho picado
- 200 g de bacon fatiado
- 2 xícaras (de chá) de farinha de mandioca
- 5 folhas de louro
- 1 colher (de sobremesa) de cominho moído
- 1/2 xícara (de chá) de água
- Sal à gosto
- Pimenta-do-reino à gosto