Benefícios da tintura de curcuma

Autor: Laura McKinney
Data De Criação: 8 Abril 2021
Data De Atualização: 20 Novembro 2024
Anonim
Benefícios da tintura de curcuma - Artigos
Benefícios da tintura de curcuma - Artigos

Contente

A curcuma é uma especiaria relacionada ao gengibre e usada em pratos do tipo curry. Ela contém um ingrediente denominado curcumina, que é responsável por dar aos alimentos um tom dourado. A tintura de curcuma combina a especiaria com uma base de álcool, como o etanol, para aplicações tópicas, ou vinagre, para consumo oral. As medicinas chinesa e aiurvédica utilizam há muito tempo a tintura por sua ampla variedade de benefícios para a saúde.


Benefícios da tintura de curcuma (Creatas Images/Creatas/Getty Images)

Coração

A curcuma possui propriedades que melhoram a saúde cardiovascular. O National Institute of Health afirma que estudos recentes mostraram que a especiaria pode diminuir os níveis de lipoproteína de baixa densidade, mais conhecida como colesterol ruim, assim como de colesterol total no sangue. O colesterol alto é, geralmente, um fator contribuidor para doença cardíaca. A curcuma também mostrou diminuir os níveis de fibrinogênio, uma proteína ligada ao risco aumentado de ataques cardíacos e acidentes vasculares cerebrais.

Ossos

Um estudo realizado pela University of Arizona, em 2006, por Janet L. Funk, doutora em medicina, e Barbara N. Timmermann sugere que a tintura de cúrcuma também é efetiva no tratamento da osteoporose. O trabalho mostrou que a especiaria bloqueia a reabsorção óssea, que é a causa principal de osteoporose.


Inflamação

A curcuma tem sido utilizada há tempos para tratar inflamação, e um estudo da University of Arizona prova a efetividade da especiaria na prevenção e no tratamento de artrite reumatoide, uma desordem inflamatória. A curcuma agiu inibindo a produção das proteínas responsáveis pelos processos inflamatórios. O estudo também sugere possíveis aplicações do componente no tratamento de outros distúrbios inflamatórios.

Agente anti-câncer

Testes realizados pela University of Texas mostraram que a curcuma pode prevenir e bloquear o crescimento de alguns tipos de células cancerosas, incluindo o melanoma, o câncer de mama e o de cólon. Além disso, os NIH afirmam que vários estudos anteriores demonstraram que a especiaria pode inibir o crescimento de certos tumores. Os defensores da curcuma como agente anti-câncer também dizem que os países onde maiores quantidades de açafrão são consumidas reportam uma diminuição das taxas de câncer de cólon.


Antioxidante

Os poderes antioxidantes da curcuma são tão fortes que a especiaria preserva os alimentos nos quais é adicionada. Os antioxidantes potencializam a função imunológica, evitando lesões a nível celular em tecidos, e têm provado seu papel na proteção do cérebro, dos rins e do fígado contra danos.

Antisséptico

A especiaria tem sido utilizada, há muito tempo, para tratar lesões de pele como cortes e queimaduras. Os óleos voláteis da curcuma possuem propriedades anti-bacterianas.