Contente
As doenças da pele escrotal canina podem variar, dependendo do tipo e do modo como são obtidas. Estas doenças podem variar desde mastocitomas à infecção bacteriana, ou dermatites de contato. Tais doenças são classificadas como lesões, dermatite, parasitas, infecções e lesões. As doenças em órgãos genitais de um cão podem ser causadas por inflamação testicular, deficiência de vitaminas, desnutrição ou por uma redução geral na força do corpo e da mente, por causa de outra doença que o tenha debilitado.
Doenças escrotais em cachorros podem incluir tumores, dermatites, parasitas, infecções e ferimentos (dog image by Ramona smiers from Fotolia.com)
Lesões e tumores
Os tipos mais comuns de lesões em escrotos caninos são mastocitomas e miomas, tumores formados por numerosos feixes de músculo liso na pele escrotal. Os tumores de células são muito comuns no escroto canino e acredita-se que eles são mais agressivos lá que em qualquer outro lugar do corpo. O crescimento de tumores é frequente em cães de idade avançada. Lesões podem também ser criadas por hidrocele, que é uma desordem envolvendo acumulações significativas de fluido no escroto.
Dermatites
A dermatite de contato, ou inflamação, é um resultado do contato entre o escroto e irritantes externos. Por causa de uma quantidade relativamente pequena de pelo na bolsa escrotal de um cão, é provável o contato do mesmo com substâncias irritantes. Lesões traumáticas e dermatites estão entre as doenças não-tumorais mais comuns em escrotos caninos.
Parasitas e vírus
Parasitas e vírus também podem ser causas de doença em escrotais caninas. Miíase ocorre quando as larvas ou vermes infectam feridas existentes no escroto, é provável que ocorra em muitos casos. Um vírus chamado febre maculosa é conhecido por causar a destruição inflamatória dos vasos sanguíneos, conhecidos como vasculite em cães, e essa condição pode atingir o escroto.
Infecção
Os dois tipos mais comuns de infecção no escroto canino são infecções de algas e bactérias. Uma doença chamada prototecose, causada pela alga, pode atingir o escroto cão. Brucella canis é uma bactéria que pode causar epididimite, mutilação e úlceras no escroto.
Ferimento
A inflamação dos testículos de um cão é muitas vezes o resultado de uma lesão. O auto-trauma acontece quando um lambe excessivamente sua bolsa escrotal. O trauma é causado por cães ao lutar ou brincar, atingindo a região genital um do outro. Ulcerações por frio e queimaduras solares também pode causar danos ao escroto de um cão.