Contente
- Amônia
- Papel do fígado no processamento de amônia
- Efeito dos níveis de amônia altos
- Doenças causadas por níveis elevados de amônia
- Prevenir danos ao fígado
Altos níveis de amônia no corpo são, muitas vezes, uma indicação de doença hepática. Os níveis elevados de amônia no corpo podem levar a uma série de problemas de saúde graves. A amônia é prejudicial principalmente para o cérebro.
As doenças do fígado são, muitas vezes, indicadas por altos níveis de amônia no corpo (human image by Byron Moore from Fotolia.com)
Amônia
A amônia é uma substância natural, encontrada no meio ambiente e no corpo. Ela é um subproduto de uma dieta carnívora. Naturalmente, é também usada em produtos de limpeza doméstica. Quando usada corretamente, é pouco susceptível de danificar o fígado e outros órgãos.
Papel do fígado no processamento de amônia
O fígado humano processa amônia em subprodutos inofensivos. Se o fígado está danificado, sua capacidade para processar a amônia é enfraquecida e níveis mais elevados de amônia entram na corrente sanguínea.
Efeito dos níveis de amônia altos
Níveis elevados de amônia no sangue afetam o cérebro, causando uma série de doenças, sendo, a maioria, incuráveis.
Doenças causadas por níveis elevados de amônia
Os altos níveis de amônia que chegam ao cérebro podem causar encefalopatia hepática, que resulta em confusão, irritabilidade e pode levar a um coma. Níveis altos de amônia no organismo também podem ser um fator contribuinte para a demência e outras doenças mentais.
Prevenir danos ao fígado
Como muitas das doenças causadas por níveis elevados de amônia no corpo são crônicas e incuráveis, a maneira mais segura de proteger o fígado é evitar danos ao órgão. Limite a ingestão de álcool, que é uma das principais causas de danos no fígado e eleva os níveis de amônia no corpo.