Contente
Como os seres humanos, animais de estimação podem sofrer de coceiras, às vezes dolorosas, devido aos materiais, consideradas como dermatite de contato. Embora não seja comum, a condição ocorre muitas vezes devido a uma alergia a metais usados na fabricação de fivelas e coleiras.
Coleiras de metais são a causa mais comum de alergias em cães (Image by Flickr.com, courtesy of tanakawho)
Causas
Um alérgeno comum na forma de metal é o níquel. O níquel custa barato para os fabricantes, e muitas fivelas e coleiras são feitas de níquel. Alergias a níquel podem não se manifestar imediatamente, se o componente for revestido, mas podem aparecer após o revestimento ter sido desgastado, com o uso.
Identificação
A dermatite de contato caracteriza-se por prurido localizado, urticária, erupção cutânea, perda de pelo e, em raros casos, sangramento.
Prevenção
Coleiras feitas inteiramente de metal devem ser retiradas do cão quando o treino for concluído. Para reduzir a chance de reação alérgica, além de segurança e considerações humanas, "coleiras de asfixia" ou outras coleiras de treinamento não devem ser deixadas no cão por longos períodos.
Solução
Se o cão desenvolver uma reação alérgica a uma coleira com uma fivela de metal, fivelas de plástico são uma alternativa viável. Fivelas de plástico não são tão duráveis, mas têm pouca ou nenhuma chance de causar dermatite de contato.
Considerações
Como a causa mais comum de reações alérgicas a coleiras é o metal, em casos raros, outros materiais podem ser os responsáveis. Componentes utilizados no curtimento de couro de fabricação de náilon, tal como componentes orgânicos, como cânhamo ou algodão, também podem causar reação alérgica.
Opiniões de especialistas
Se o cão estiver sofrendo de uma reação alérgica particularmente dolorosa, fale com um veterinário profissional para ter uma melhor ideia da causa da dermatite. Seu veterinário pode também ser capaz de sugerir um tipo ou estilo diferente de coleira.