Contente
- Cirurgias de esterilização e castração
- Lesões nos olhos e na cabeça
- Outras cirurgias e lesões
- Mastigação nervosa
Os cães usam funis em várias circunstâncias. O objetivo principal do objeto em forma de abajur que envolve o pescoço e cabeça do animal é restringir a capacidade do seu cão para fazer mal a si mesmo, geralmente após alguma cirurgia. Se você já teve um cão que usou um funil, então saberá o quanto eles odeiam usá-lo. Os cães irão, em muitos momentos, tentar remover o funil. É importante compreender que o seu cão geralmente se comportará de forma diferente (muitas vezes parecendo deprimido, agitado ou ansioso) quando estiver usando um destes.
O objetivo do funil é restringir a capacidade do seu cão para fazer mal a si mesmo (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Cirurgias de esterilização e castração
Uma das principais razões para o uso do funil em um cão é evitar que o animal mastigue seus pontos, que são consequência de alguma operação cirúrgica ou pulverização. Pontos, em particular, podem ser desconfortáveis para o seu cão, fazendo com que ele queira removê-los com os seus dentes. Isso pode resultar em uma infecção em torno da incisão, bem como outros problemas que podem requerer atenção veterinária.
Lesões nos olhos e na cabeça
Os cães que são propensos a infecções oculares, como olho rosa, por exemplo, podem ter que usar um funil para evitar que arranhem seu olho. Outras lesões na cabeça também podem resultar na colocação de funil em volta do pescoço do cão por parte de seu veterinário. Por exemplo, se o seu cão teve de passar por alguma cirurgia em um ouvido, o funil pode ajudar a proteger o ouvido operado da pata que o seu cão tenta levar a área.
Outras cirurgias e lesões
Existe uma vasta gama de outras cirurgias que requerem o uso de um funil no pós-operatório. Por exemplo, se um cão tiver sofrido um ferimento em uma perna que requer pontos, o médico veterinário pode usar um funil no animal até que eles possam ser removidos. Um cão que foi enviado para casa depois de uma cirurgia e começa a mastigar seus pontos, deve ser levado imediatamente a um veterinário por ser potencialmente apto para usar um funil.
Mastigação nervosa
Um motivo não-cirúrgico que, muitas vezes, requer a utilização de um funil é a mastigação nervosa. Cães pequenos ou tensos que são deixados presos sozinhos por longos períodos de tempo são propensos a esse hábito, o que pode resultar em problemas de pele e perda de pelo. O funil pode servir como uma medida paliativa até que seja determinada a razão principal do distúrbio do animal.