O que fazer se um cão comer veneno para formigas?

Autor: Tamara Smith
Data De Criação: 28 Janeiro 2021
Data De Atualização: 3 Dezembro 2024
Anonim
O que fazer se um cão comer veneno para formigas? - Artigos
O que fazer se um cão comer veneno para formigas? - Artigos

Contente

Alguns cães comem qualquer coisa, incluindo formicida em armadilhas de isca. Os donos devem saber quem chamar e o que fazer quando o cãozinho tiver se envenenado por acidente. Uma resposta rápida pode salvar a vida do seu animal de estimação, mas, dependendo do produto químico envolvido, alguns remédios caseiros pode ser tudo o que você precisa.


O que fazer se o seu cão tiver ingerido formicida? (Janie Airey/Digital Vision/Getty Images)

Cuidado de emergência

A maneira mais rápida de descobrir exatamente o que um cão ingeriu é ler a embalagem do produto. O arsênico é um veneno mortal e requer tratamento imediato. No entanto, a maioria das iscas de formigas não contêm esse elemento. Normalmente, eles contêm xarope açucarado (que é o que atrai os cães) e ácido bórico ou de avermectina, produtos químicos que não são tóxicos em pequenas quantidades.

O ácido bórico é de base mineral, mas uma grande dose de 5 gramas pode ser fatal para um animal de estimação. A avermectina também é usada de forma oral e tópica para matar pulgas e parasitas em cães. A maior preocupação quanto à ingestão de formicidas tem a ver com a quantidade de plástico ingeridos pelos cães; as lascas afiadas podem causar sérios problemas no sistema digestivo canino.


Se um cão entrar em contato com com algum formicida em spray ou pó, lave imediatamente qualquer contaminação das patas do animal. Se o veneno não for um produto químico cáustico, como produtos de limpeza, desentupidores ou de produtos petrolíferos, pode ser recomendado fazê-lo vomitar, especialmente se a ingestão tiver ocorrido a menos de duas horas. O vômito pode ser provocado com uma colher de chá de xarope de ipeca para cada 5 kg do animal, com três doses a cada dez minutos de uma a três colheres de chá de peróxido de hidrogênio, ou com a inserção de meia a uma colher de chá de sal sobre a parte posterior da língua do animal.

Se o produto químico for cáustico, pode causar queimaduras graves, úlceras e diarreia hemorrágica. Nesse caso, fazer ele vomitar o produto só piorará o problema. Dê fluidos, água ou leite ao cão para diluir o veneno e procure um tratamento de emergência. Um veterinário será capaz de aspirar o conteúdo do estômago do animal através de um tubo.


Ajuda de um especialista

Para obter ajuda especializada sobre venenos, ligue para o número na embalagem do inseticida. A maioria dos fabricantes têm linhas disponíveis 24 horas, com operadores extremamente bem informados sobre os ingredientes do produto. Os hospitais de animais ou pet shops locais também são capazes de responder às perguntas dos donos de animais.