Como calcular a concepção sem saber a data da última menstruação

Autor: Janice Evans
Data De Criação: 25 Julho 2021
Data De Atualização: 12 Poderia 2024
Anonim
Como calcular a concepção sem saber a data da última menstruação - Artigos
Como calcular a concepção sem saber a data da última menstruação - Artigos

Contente

Descobrir quando ficou grávida pode ser complicado, mesmo sob as melhores circunstâncias, ainda mais se não teve uma menstruação recente, pelo fato de estar amamentando ou desnutrida, por exemplo ou se simplesmente não consegue lembrar o último episódio menstrual. Felizmente, com um pouco de investigação e com a ajuda de seu médico, poderá descobrir qual a data aproximada de gestação.


Instruções

Um teste de gravidez positivo poderá surpreendê-la se tiver ciclos menstruais irregulares (BananaStock/BananaStock/Getty Images)
  1. Verifique a data em que obteve o primeiro teste de gravidez positivo. Em média, levam 13,6 dias após a concepção para um teste ser positivo, de acordo com um estudo realizado pelo site "FertilityFriend.com". Dessa forma, deve ter se passado no mínimo 2 semanas de gestação. Por si só, esse não é um teste confiável, uma vez que também pode ter se passado um tempo maior.

  2. Meça sua altura uterina com um exame pélvico. O seu médico sentirá seu abdômen ou usará uma fita métrica. A distância entre a parte superior do osso púbico até a parte superior de seu útero aumenta aproximadamente um centímetro a cada semana gestacional. No entanto, isso fornece apenas uma estimativa aproximada, uma vez que uma série de fatores, incluindo miomas, gemelaridade, quantidade de líquido amniótico e a posição do feto podem influenciar na medição. A partir de 28 a 30 semanas de gestação, a medida da altura uterina se torna muito imprecisa.


  3. Estime o tamanho do feto com um ultrassom, logo nas três primeiras semanas após a concepção. O comprimento entre a cabeça e as nádegas do bebê fornece uma estimativa muito precisa da idade gestacional até a décima segunda semana, e é mais preciso entre 7 e 10 semanas. Durante o segundo trimestre, essa medida ainda é razoavelmente precisa entre 12 e 22 semanas. No terceiro trimestre, no entanto, as estimativas podem errar por mais ou menos três semanas.

  4. Calcule a provável data do parto uma vez que tiver a estimativa da idade gestacional de seu bebê. Como o tempo gestacional geralmente conta o período desde o início do último ciclo menstrual, a concepção ocorre durante a segunda semana calculada. Se um ultrassom avaliar que seu bebê tenha 8 semanas e 6 dias, a concepção ocorreu aproximadamente há 6 semanas e 6 dias. Basta contar no calendário 6 semanas e 6 dias passados para encontrar a data estimada do nascimento.


Dicas

  • Quanto mais cedo procurar seu médico, melhor serão suas chances de ter uma estimativa precisa da data do parto. No primeiro trimestre, a estimativa da idade gestacional é mais precisa porque correm apenas pequenas variações no tamanho uterino e fetal. Entretanto, a partir do segundo trimestre, os bebês começam a crescer em velocidades diferentes, tornando as medições cada vez mais imprecisas.
  • Se um ultrassom precoce mostrar um batimento cardíaco, mas o bebê ainda for muito pequeno para medir, você está grávida de aproximadamente 5,5 a 6 semanas.
  • Se possível, faça um ultrassom transvaginal em vez de abdominal no primeiro trimestre. Durante esse período, esse último exame pode subestimar a idade fetal em 1,6 dia.