Contente
Quando um caroço é encontrado na cabeça ou no pescoço de um cavalo, um exame físico completo no animal se faz necessário. O histórico de saúde e comportamento atual do cavalo também são importantes.
Caroços inexplicados em um cavalo exigem atenção veterinária (horse profile image by Sirena Designs from Fotolia.com)
Sarcoide
Sarcoides são o tipo mais comum de tumores diagnosticados em cavalos. Apesar de serem comuns em potros, podem ocorrer em qualquer idade. Eles são diagnosticados por meio de examinação microscópica e são tratáveis, mas tendem a voltar após a remoção.
Cinomose equina
As glândulas linfáticas debaixo da mandíbula do cavalo se incharão e encherão de pus quando o cavalo sofrer de cinomose equina. Trata-se de uma infecção bacteriana. Em alguns casos, os tumores que se formam debaixo da mandíbula devem ser abertos e drenados.
Infecção e outros sintomes
Infecções virais, bacterianas e fungais na área da cabeça podem fazer com que os nódulos linfáticos debaixo da bochecha do cavalo inchem. Outros problemas que fazem com que essas áreas inchem podem incluir um dente abscesso ou que sofreu impacto, uma contusão, reação alérgica, formação de pelotas nos alimentos e até anomalias de desenvolvimento.
Tratamento veterinário
Sempre procure tratamento veterinário quando questões de saúde surgirem. Nunca tente diagnosticar um problema de saúde em potencial sem a assistência veterinária.