Contente
Cultivar suas próprias goji (Lycium barbarum) é uma forma gratificante de poder fazer um saudável suco de goji colhido no seu jardim. Com as sementes, um local para plantá-las e a atenção adequada, você pode colher estas frutas exóticas do Tibete.
Cultive goji em seu jardim (Thinkstock/Comstock/Getty Images)
Sementes
Utilize sementes retiradas diretamente dos frutos ou compradas. Escolha sementes de frutos secos, corte-os ao meio e retire-as. Plante imediatamente a 1,30 centímetro de profundidade em solo aerado ou vasos. Mantenha o solo molhado até a semente germinar.
Local
As mudas de goji se desenvolverão na maioria dos lugares, plante-as onde houver espaços abertos. Você pode plantá-las no jardim da frente para mostrar as belas flores roxas na primavera. O site "Gojiberries.net" recomenda plantar as sementes em um local com total acesso à luz solar. Se for cultivada dentro de casa, providencie iluminação por lâmpada fluorescente por pelo menos oito horas ao dia. É preferível uma exposição constante à luz artificial. Evite contaminação por pesticidas e poluição. As plantas de goji podem suportar temperaturas de -26ºC.
Condições
Plante as goji depois que passar o inverno, se este for muito frio em sua região, e mantenha a umidade até que as sementes germinem. O site "Gojiberries.net" alerta para não usar fertilizantes químicos, em vez disso utilize adubos orgânicos. Adicione palha para manter o solo bem aerado, e deixe que este seque entre as regas após a germinação das sementes. Não encharque o solo durante as regas e não molhe as folhas para evitar doenças fúngicas.
Colheita
As plantas de goji produzem frutos depois de dois anos, e ficam completamente maduras com quatro a cinco anos. Os frutos maduros possuem cor vermelha, faça a colheita em outubro para fazer um suco rico em nutrientes. Extraia as sementes dos frutos para continuar plantando o goji. Dê as sementes ou mudas como presentes.