Contente
Você percebe que um carro está perto e, no semáforo, faz contato visual com o motorista, que se vira para a outra direção. Em outro semáforo, você vê o carro atrás de você e decide que foi apenas uma coincidência, mas há outras coisas suspeitas acontecendo e o outro motorista pode estar lhe seguindo. Eis algumas formas de descobrir se você deveria estar pedindo ajuda:
Instruções
Você faz contato visual com o motorista no semáforo e ele se vira para outra direção (Comstock/Comstock/Getty Images)-
Verifique se um carro parece mover-se toda vez que você se movimenta. No próximo semáforo, certifique-se que todas as portas estão trancadas e as janelas fechadas; se você depende das janelas para ventilar o carro, tranque as portas e deixe a janela do motorista aberta o suficiente para a entrada de ar e as restantes só um pouco abaixadas; nunca as deixe abertas o suficiente para caber uma mão.
-
Execute movimentos evasivos para verificar se o carro o segue: diminua a velocidade, depois acelere e vire de última hora. Se o carro seguir seus movimentos, provavelmente você deve sentir-se um pouco desconfortável.
-
Vá para uma área pública bem iluminada e com muitas pessoas, como a entrada de um mercado ou shopping center. Estacione por um momento e aja como se fosse sair mas precisa tirar algo da bolsa. Se o outro carro parar mas não sair, espere alguns segundos e depois saia. Se eles saírem do carro e entrarem no prédio, saia de qualquer forma -- pode ter sido um alarme falso, mas é uma ótima hora para sair.
-
Se o carro continua a lhe seguir, dirija até uma delegacia e buzine várias vezes ou ligue de seu celular. Se você não tem um celular e não encontrar uma delegacia, corra para alguma loja o mais rápido possível. Estacione apenas perto de uma porta e em uma área pública e bem iluminada. O que quer você faça, não vá para casa -- você não quer que alguém potencialmente perigoso saiba onde você mora.
Dicas
- Se não houver sinal de celular, você ainda poderá fazer uma chamada de emergência. Discar 190 ou 112 redirecionará sua ligação para a Polícia Militar da região.
Aviso
- Algumas mulheres têm sido seguidas em áreas rurais, ela enxergam apenas uma luz vermelha piscando; pensando ser um carro de polícia, elas param o carro e permitem que os motoristas se aproximem de seu veículo, apenas para serem assaltadas. Se um carro tentar lhe parar nessas condições, não pare: disque 190 enquanto dirige lentamente com o pisca-alerta ligado. Explique a situação para o operador e verifique se se trata de um carro de polícia sem identificação; se for o caso, pare e explique a situação ao oficial.