Contente
Os "vermes" pequenos encontrados no ralo e azulejos do chuveiro provavelmente não são vermes, mas larvas da mosca-de-banheiro. Essas larvas podem ser pretas ou marrons e, em uma inspeção mais minuciosa, pode-se notar que possuem a parte central clara e as bordas mais escuras.
As larvas da mosca-de-banheiro geralmente são encontradas em áreas ao redor do chuveiro
Causa
Por viverem e se alimentarem de resíduos orgânicos, as larvas frequentemente são encontradas na película viscosa ao redor de drenos e ralos do banheiro. Elas são atraídas para áreas úmidas frequentadas por seres humanos.
Ciclo de vida
Os ovos da mosca eclodem dentro de dois dias. As larvas vivem de oito a 24 dias antes de entrar no estágio pupal, período que permanecem de um a dois dias até, finalmente, virarem adultas.
Verifique locais de reprodução
Identificar os locais de reprodução ajudará a lidar com a infestação. Coloque um pedaço de fita adesiva virada para baixo sobre o ralo e verifique periodicamente se há moscas adultas, que surgirão e ficarão presas.
Eliminação
Assim que descobrir o local de reprodução, é possível removê-lo ou limpá-lo apropriadamente e, portanto, evitar que as larvas se alimentem e se reproduzam.
Prevenção
Para evitar que as larvas da mosca-de-banheiro infestem sua casa, limpe os ralos, drenos e a superfície dos azulejos do chuveiro regularmente. Limpe os encanamentos quando necessário e mantenha em dia a manutenção do sistema séptico.