Contente
Verrugas genitais (condiloma acuminado) são crescimentos cinza ou cor de carne que se desenvolvem na vagina, vulva, colo do útero, testículos, pênis ou ânus após o contato sexual com uma pessoa infectada. Muitas vezes, as verrugas genitais não causam sintomas, portanto as pessoas com esta doença sexualmente transmissível não sabem que a têm. O Centers for Disease Control and Prevention estima que mais de 20 milhões de pessoas, principalmente mulheres, carregam a infecção que causa verrugas genitais.
HPV (HPV from the Laboratory of Tumor Virus Biology (National Cancer Institute))
Papilomavírus Humano
O papilomavírus humano causa verrugas genitais. Existem mais de 100 estirpes de vírus do papiloma humano (HPV). Dois tipos específicos de HPV, o HPV-6 e o HPV-11, são a causa de verrugas genitais em 9 de 10 casos.
Contato Sexual
Pegar ou não verrugas genitais depende do contato sexual pele-a-pele com órgãos genitais ou ânus de uma pessoa infectada. Raramente o HPV é transmitido pelo sexo oral com uma pessoa infectada. Duas em cada três pessoas que têm relações sexuais com uma pessoa infectada com HPV desenvolverá verrugas genitais.
Equívocos
Verrugas nas mãos, pés e outras áreas do corpo não são causadas pelos mesmos tipos de HPV que causam verrugas genitais.
Severidade
As versões mais graves de HPV que causam câncer vulvar, vaginal, cervical, anal e peniano não são os mesmos que causam verrugas genitais.
Sintomas
As verrugas genitais geralmente não causam sintomas. Mesmo que sejam assintomáticas, a pessoa ainda pode passá-las para um parceiro durante o contato sexual.