Contente
Os gráficos são uma ferramenta muito útil para representar dados e observar a forma e tendência deles. No entanto, caso os dados possuam casas decimais, podem surgir dúvidas na hora de representá-los graficamente. Os números decimais são frações escritas em uma forma específica e reduzida, baseada nos denominadores 10, 100, 1000 e outros múltiplos de 10. É possível representar os números decimais graficamente, da mesma forma que números inteiros; no entanto, é preciso ajustar a escala dos eixos para incluir essas pequenas frações.
Instruções
Os números decimais podem ser representados graficamente, assim como os números inteiros (Ablestock.com/AbleStock.com/Getty Images)-
Organize seus dados em ordem crescente, em uma única coluna.
Como exemplo, utilize os seguintes dados:
0,2 0,44 0,45 0,58 0,58 0,67 1 2 3 4
-
Monte a escala vertical, composta pelos dados, de forma que ela inclua o menor e maior valores do conjunto de dados. Nesse exemplo, incrementos de 0,5 ou 1/2 fornecerão uma boa representação visual dos dados. Logo, a faixa da escala será de zero a 4,5.
Nesse exemplo:
0 0,5 1 1,5 2 2,5 3 3,5 4 4,5
-
Monte a horizontal do gráfico utilizando incrementos de um, para representar cada observação. Como há 10 observações nesse exemplo, a escala variará de zero a dez. Inclua o valor zero, para que haja a interseção do eixo horizontal com o vertical.
-
Marque os valores de cada dado no gráfico, encontrando a interseção entre os eixos vertical e horizontal. Coloque um ponto, um asterisco ou uma barra sobre a interseção do primeiro valor do conjunto e sobre o valor de 0,2, o qual está localizado a cerca de um terço da distância entre zero e 0,5 no eixo vertical.