Contente
- Fundir ou não fundir
- O que causa as bolhas?
- O colarinho pode ser consertado?
- Como proteger seu colarinho
Imagine isto: você está se preparando para o trabalho e pega uma de suas camisas de colarinho favoritas. Você veste e começa a fechar os botões, iniciando da parte de baixo para a de cima. Quando você chega ao botão de cima e começa a endireitar a gola, nota pequenas bolhas ou rugas em toda a superfície do colarinho que não estavam lá da última vez em que você vestiu a camisa. De onde elas vieram?
Cuide do colarinho (Hemera Technologies/AbleStock.com/Getty Images)
Fundir ou não fundir
Antes de explicar as bolhas, há dois tópicos que você precisa entender: entretela e os dois principais tipos de colarinhos. Entretela é um material ligado ou costurado entre tecidos que reforça, endurece e dá forma. A entretela é utilizada nos dois tipos principais de colarinhos: o tradicional e o fundido. Um colarinho tradicional pode não ter entretela ou ela pode ser costurada, criando um visual mais descontraído. Um colarinho fundido tem entretela prensada e ligada ao tecido através do calor para que ele fique mais duro. Esse tipo de colarinho, que é mais rígido e resistente à deformação, é geralmente mais visado no dia a dia e ambiente de negócios. No entanto, o ponto de fusão é onde o problema das bolhas irritantes começa a aparecer.
O que causa as bolhas?
As bolhas ocorrem apenas em colarinhos fundidos, quando a entretela começa a se separar do tecido que a envolve. Normalmente, as bolhas aparecem apenas após várias lavagens e são o resultado de uma ligação malfeita do material de entretela durante a fabricação ou devido à idade da roupa. Antes de acusar sua lavanderia de arruinar sua camisa, compreenda que, na maior parte do tempo, as bolhas são resultado de uma má aderência durante a prensa da fabricação.
O colarinho pode ser consertado?
Infelizmente, não há uma boa correção para este problema. Então, dependendo de onde a camisa foi comprada e há quanto tempo, você poderá ser capaz de devolvê-la, desde que tenha seguido as instruções de lavagem e cuidado. Alternativamente, se as bolhas estão apenas em um lado, um alfaiate poderá virar o colarinho.
Como proteger seu colarinho
Siga as instruções de cuidados para a roupa. Evite expô-la a uma temperatura superior a 65°C. Esta é frequentemente a temperatura na qual a entretela irá começar a se descolar. O manual para sua máquina de lavar e secar roupa vai dizer qual a configuração das temperaturas "quente, morna e fria". As mesmas instruções se aplicam ao passar. Quando for comprar uma camisa nova, verifique o colarinho antes de comprá-la para checar a existência de bolhas ou rugas e poupar muita dor de cabeça antes de gastar seu dinheiro.