Contente
- Relógio genético
- É diferente para pessoas diferentes
- Tão cedo como oito anos
- Condições médicas
- Deficiência
- Com 50, você provavelmente estará...
Você notou, com grande surpresa, que sua filha adolescente tem alguns cabelos grisalhos. Isso pode não significar absolutamente nada além de que ela tem uma predisposição genética para ficar grisalha mais cedo, ou pode ser resultado de algum problema médico.
Relógio genético
Foi sugerido pelo Dr. Desmond Tobin, um professor de biologia celular da Universidade de Bradford (Inglaterra) que existem folículos com um relógio genético que para ou diminui a atividade do melanócito (pigmento), o que explica porque o cabelo humano fica grisalho.
É diferente para pessoas diferentes
O Dr. Tobin explica que a perda da pigmentação do cabelo, resultando no que na verdade é cabelo transparente, apesar de nos referimos como grisalho ou branco, é determinada pela genética e pela idade. Para algumas pessoas, ela começa cedo, até mesmo antes da adolescência, enquanto que para outros acontece bem tarde. Algumas pessoas ficam grisalhas rapidamente e outras vão se tornando gradualmente. A perda de pigmentação ocorre em diferentes velocidades em folículos diferentes.
Tão cedo como oito anos
De acordo com o Diagnose-me.com, há casos de crianças jovens, de oito anos, com cabelo grisalho, porém a probabilidade indica apenas a propensão individual dessa pessoa para ficar grisalho mais cedo, determinada, como dito acima, pela genética.
Condições médicas
O Dr. Greene, do Drgreene.com, aponta que existem certas condições que podem fazer o cabelo de uma criança ficar grisalho, incluindo neurofibromatosis, também conhecida como doença de Recklinghausen. Essa é uma deficiência genética do sistema nervoso. Uma doença rara chamada Síndrome de Vogt-Koyanagi pode atingir a criança depois de uma doença viral. Enquanto o corpo da criança luta contra o vírus, os anticorpos criados destroem os melanócitos, que cria o pigmento do cabelo.
Deficiência
A deficiência da vitamina B pode fazer com que o cabelo da criança fique grisalho, assim como a anemia megaloblástica. O hipertiroidismo, que reduz a atividade dos melanócitos, pode ser responsável por tornar o cabelo grisalho ou branco. Problemas de pele como o vitiligo também podem resultar na perda da pigmentação do cabelo.
Com 50, você provavelmente estará...
Considera-se que uma pessoa caucasiana está envelhecendo prematuramente se desenvolver cabelo grisalho antes da adolescência. Para uma pessoa de ascendência asiática ou africana, isso é considerado antes dos 30 anos. A maioria das pessoas nos Estados Unidos e na Europa está 50% grisalho ao atingir a idade de 50 anos.