Contente
- Dermatite
- Paniculite
- Petéquias
- Púrpura de Henoch-Schönlein
- Sarcoidose
- Dermopatia de Grave
- Celulite (infecção)
- Parvovírus
- Doença de Raynaud
- Febre familiar do Mediterrâneo
- Febre maculosa
As causas possíveis de vermelhidão nos pés e tornozelos são variadas. O diagnóstico dependerá se a vermelhidão também coça ou produz dor, se é inchada ou quente ao toque, única ou manchada, e se possui outros sintomas que a acompanham. Algumas dessas condições são sérias ou são indicadores de uma condição séria subjacente, algumas são extremamente raras. Todos os diagnósticos devem ser feitos por um profissional médico qualificado.
Há causas diversas para vermelhidão nos pés e tornozelos (Creatas Images/Creatas/Getty Images)
Dermatite
Coceira na pele com erupções pode ser devida a dermatite alérgica de contato. Nos pés e tornozelos, pode ser uma reação a caminhar por plantas específicas ou por meias lavadas com um novo sabão. Dermatite atópica (eczema) em crianças geralmente afeta pés e tornozelos. Neurodermatite causa trechos vermelhos, elevados, ásperos e que coçam na pele, geralmente no tornozelo.
Paniculite
Essa é a inflamação da gordura por baixo da pele e causa trechos de pele vermelha, endurecida e engrossada, geralmente nos pés, tornozelos e mãos.
Petéquias
São causadas por hemorragias por baixo da pele. Essas pequenas manchas ocorrem geralmente nos tornozelos e nos pés. Em conjunto elas aparecem como uma erupção. A vermelhidão não desaparece quando você aplica pressão. Petéquias podem indicar várias condições médicas sérias.
Púrpura de Henoch-Schönlein
Essa forma de vasculite (inflamação dos vasos sanguíneos), geralmente encontrada em crianças, causa uma erupção vermelha nas pernas, nádegas e pés, especialmente próximo da linha da meia. As articulações do tornozelo geralmente ficam inchadas e doloridas por essa erupção. Danos graves podem ocorrer nos rins e nos intestinos.
Sarcoidose
Um quarto das pessoas com essa resposta inflamatória imune desenvolve uma erupção geralmente nos tornozelos e nas canelas. Essa erupção é quente, macia e acompanhada de tosse seca, falta de ar, febre e fadiga. Essa condição pode lesar órgãos ou levar à cegueira.
Dermopatia de Grave
Essa complicação rara da doença de Grave (uma doença rara da tireoide) afeta geralmente as canelas, tornozelos e pés, produzindo uma pele engrossada, rugosa e vermelha. Esse sinal é acompanhado de sintomas de uma doença tireoidiana: perda de peso, fadiga, batimentos cardíacos acelerados e ansiedade.
Celulite (infecção)
Essa infecção bacteriana de pele afeta geralmente os pés e a parte inferior das pernas, causando vermelhidão, calor, fragilidade e inchaço. Erupções de celulite podem ser acompanhadas de febre e se espalham rapidamente, tornando-se um risco de vida.
Parvovírus
Parvovírus é geralmente uma doença leve da infância. Em adultos, mulheres grávidas e pessoas com a imunidade debilitada, pode ser séria e em alguns casos recorrente e persistente. Uma erupção facial se move para o tronco e membros, acompanhada de fadiga, dor nas articulações e inchaço das mãos, punhos, pés e tornozelos, os quais podem estar vermelhos e quentes ao toque. Com a infecção crônica, pés e tornozelos podem estar periodicamente vermelhos ou roxos, especialmente após banhos ou duchas.
Doença de Raynaud
Nessa doença, vasos sanguíneos dos braços e pernas contraem, fazendo com que as extremidades fiquem frias e mudem de cor, geralmente brancas no início, seguida de azul e, então, vermelha e latejante.
Febre familiar do Mediterrâneo
Essa doença inflamatória hereditária é mais comum em pessoas de linhagem mediterrânea. Uma erupção vermelha na porção inferior das pernas acompanha ataques recorrentes de febre, dor abdominal, intestino irritado e inchaço das articulações.
Febre maculosa
Nessa infecção bacteriana causada por mordidas de carrapato, uma erupção nos tornozelos ou pulsos é precedida de febre, náusea, dor abdominal, dor de cabeça e sensibilidade à luz.