Contente
Embora não seja uma forma prática de iluminar a sua casa, você pode gerar eletricidade de frutas. O ácido nas frutas interage com elétrodos para criar uma pequena quantidade de voltagem. Criar uma bateria de fruta é um experimento interessante para fazer com crianças em idade escolar. Quando você tiver os materiais necessários, você pode experimentar com frutas diferentes para ver os resultados variados.
A estrutura de uma bateria alimentada por uma fruta imita a de uma bateria real (Elena Elisseeva/iStock/Getty Images)
Como baterias de fruta funcionam
As substâncias químicas nas frutas, particularmente frutas cítricas, podem ser convertidas em energia. A estrutura de uma bateria alimentada por uma fruta imita a de uma bateria real. Dois metais diferentes - normalmente zinco e cobre - são inseridos dentro da fruta e agem como pólos positivo e negativo. O fio age como um condutor entre os pólos e pode ser usado para conduzir uma pequena quantidade de voltagem (normalmente 1/2 ou 3/4 de volt com uma única fruta). Dependendo do tipo e número de frutas sendo usadas, você pode ser capaz de iluminar uma pequena lâmpada de LED ou até mesmo fazer funcionar um pequeno motor.
Materiais da bateria de fruta
Ao juntar os materiais para seu experimento de bateria de fruta, tenha em mente que este é um teste. Envolva as crianças nas decisões. Parte da diversão da ciência é tentar diferentes métodos, alguns vão funcionar, outros não - tudo é parte do processo de aprendizagem.
Você vai precisar de dois tipos de metais para os pólos positivo e negativo. Você pode comprar zinco e elétrodos de cobre, mas também é interessante tentar materiais de uso doméstico, como um parafuso galvanizado e um pedaço de fio de cobre.
Você também vai precisar de um fio para atuar como o condutor e clipes jacaré são úteis para ligar o fio aos pólos. Para medir seus resultados, tenha uma pequena luz LED para ligar ao condutor ou use um medidor para medir a tensão.
Conduzindo o experimento
Com uma variedade de frutas disponíveis, tente inserir os pólos positivo e negativo e conectar o condutor. Veja quais frutas conduzem mais eletricidade (aqui um medidor viria a calhar). Alguns itens para testar incluem limões, laranjas, limas, maçãs, batatas, tomates e copos de suco de frutas.
Faça as crianças criarem hipóteses antes de montar as baterias. Em seguida, elas poderão adivinhar quais frutas (ou vegetais) produzem mais eletricidade e verificar se o que pensaram a princípio estava correto.