Causas de dores abdominais e febre em crianças

Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 4 Janeiro 2021
Data De Atualização: 26 Novembro 2024
Anonim
Causas de dores abdominais e febre em crianças - Artigos
Causas de dores abdominais e febre em crianças - Artigos

Contente

Dor abdominal acompanhada de febre é uma das queixas mais comuns das crianças. Existem várias causas desses sintomas. De modo ao identificar a causa, é importante levar em consideração a idade da criança e outros sintomas, tais como vômitos e diarreia. Algumas das causas mais comuns de dor abdominal com febre em crianças incluem infecções e condições cirúrgicas.


Dor abdominal acompanhada de febre é uma das queixas mais comuns das crianças (Ezra Shaw/Digital Vision/Getty Images)

Gastroenterite

A causa mais comum de dor abdominal com febre em crianças é a gastroenterite, comumente chamada de "constipação estomacal". As crianças com gastroenterite geralmente têm dor abdominal que é, em geral, difícil de se localizar em uma área específica do abdômen. A febre existe, pois reflete o empenho do corpo de combater a infecção. Outros sintomas de gastroenterite incluem diarreia. As fezes tornam-se líquidas e malcheirosas, e, em casos de gastroenterite bacteriana, podem conter sangue. A dor abdominal muitas vezes reflete a acumulação de gás a partir da diarreia no interior do intestino, levando-o a se dilatar o que é doloroso para a criança.


Pneumonia

Embora a pneumonia seja uma infecção dos pulmões, as crianças podem ter dor abdominal e febre como os seus principais sintomas. Isto acontece especialmente quando a pneumonia está localizada nas partes inferiores do pulmão, mais próximas ao abdômen, onde ela provoca inflamação que pode causar a dor que a criança sente no abdômen. Outras causas potenciais da dor devem ser avaliadas antes de identificar a pneumonia como a causa da febre e do desconforto abdominal.

Apendicite

A apendicite é a causa mais comum de dor cirúrgica abdominal e febre. É uma inflamação do apêndice, uma estrutura curta, em forma de tubo, que se projeta a partir do intestino. A dor geralmente começa na área ao redor do umbigo e então se move para a parte inferior direita do abdômen, onde o apêndice está localizado. Febres são comuns, mas geralmente não são muito elevadas. A apendicite é uma emergência que precisa de atenção médica imediata e cirurgia, a fim de evitar complicações, como a ruptura do apêndice, que pode levar à peritonite, uma infecção generalizada do abdômen.


Adenite mesentérica

Adenite mesentérica é uma inflamação dos gânglios linfáticos que rodeiam os intestinos. É geralmente causada por vírus. Os sintomas da adenite mesentérica são febre e dor abdominal generalizada. A dor pode ser forte e pode ser facilmente confundida com outras condições, como a apendicite. A adenite mesentérica se resolve por conta própria depois de alguns dias. Enquanto isso, as crianças com adenite mesentérica precisam de uma hidratação adequada, controle da dor e febre.