Contente
Cabrestos são um dos equipamentos usados em muitos cavalos. São pequenos quadrados de couro que são presos à cabeça do cavalo e mantêm seu olho focado no que vem à frente, e não aos lados ou atrás.
Cavalos às vezes precisam ser forçados a focar (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
Cabrestos em corridas
Corridas de carruagens são esportes equestres comuns em que os cavalos puxam carros, carruagens ou carroças enquanto numa disputa. As pernas do cavalo são limitadas por arreios, que evitam que ele galope. A corrida é vencida pelo cavalo que consegue trotar mais rápido. Para muitos cavalos, os cabrestos são usados para evitar que ele se distraia. Os cavalos têm seus olhos dos lados da cabeça, o que indica que são animais caçados - como os coelhos - e não caçadores, como os gatos. Os cavalos, portanto, têm visão periférica, o que significa que podem acabar saindo do percurso, a não ser que sejam forçados a manter o foco.
Puxar carroças
Cavalos de fazenda podem estar predispostos a distrações e se estiverem puxando um arado ou uma carroça, podem precisar de cabrestos para evitar que eles percam a concentração na direção que devem ir. Os cabrestos cobrem a visão traseira do cavalo, forçando-o a olhar só para frente e mantendo-o no caminho. Os cavalos da raça shire normalmente recebem cabrestos para prática. Os cabrestos se tornaram parte do "uniforme" e são reconhecidos como parte do equipamento do cavalo shire quando puxam carroças. Os cabrestos também são úteis para reduzirem as chances de o cavalo ser assustado ou começar a correr quando ainda estiver preso.
Cavalos sem carroças
Cavalos de corrida frequentemente ganham cabrestos para manter o foco durante a corrida num hipódromo. O jóquei tem uma quantidade limitada de controle sobre o cavalo. Se ele decidir pegar uma rota diferente, ele simplesmente levará o jóquei junto. Já que isso pode causar problemas, cavalos de corrida recebem cabrestos para a segurança dele e do jóquei.
História
De acordo com o site Grand National, cabrestos foram supostamente inventados quando um pregador fez uma aposta com um de seus amigos de que ele conseguiria fazer seu cavalo subir as escadas em sua casa, o que o cavalo fez sem qualquer problema. Contudo, quando ele tentou puxar o cavalo para baixo de novo, ele se recusou a se mover. Então o pastor decidiu cobrir a cabeça do cavalo e puxá-lo para baixo. Isso funcionou e ele percebeu que cobrir a cabeça inteira do cavalo ou parte dela poderia estimulá-lo a se arriscar mais do que o normal.