Como fazer uma célula de combustível de hidrogênio

Autor: Mark Sanchez
Data De Criação: 6 Janeiro 2021
Data De Atualização: 1 Dezembro 2024
Anonim
Como fazer uma célula de combustível de hidrogênio - Artigos
Como fazer uma célula de combustível de hidrogênio - Artigos

Contente

O gás hidrogênio pode ser usado como uma fonte alternativa de combustível. O subproduto do processo de uma célula é a água, que é muito mais ecologicamente amigável do que os subprodutos do petróleo. Embora algumas células de combustível de hidrogênio sejam muito complexas, você pode fazer uma simples com poucos itens caseiros.


Instruções

Tabela periódica (Jupiterimages/Photos.com/Getty Images)
  1. Corte o fio de platina pela metade com o alicate.

  2. Faça duas espirais com os fios, enrolando-os separadamente ao redor do prego.

  3. Corte os fios na bateria condutora a uma distância de três quartos das conexões.

  4. Utilizando a faca ou tesoura, corte cuidadosamente o isolamento nas pontas dos fios da bateria condutora que foram aparados anteriormente. Não é necessário fazer o corte muito distante.

  5. Envolva as pontas expostas dos fios condutores ao redor das pontas dos fios de platina espiralados. Eles irão atuar como eletrodos da célula de combustível.

  6. Utilizando a fita, fixe os fios que estão ligados aos eletrodos de fio de platina ao lápis no meio, para que os eletrodos fiquem pendurados de lado.


  7. Equilibre o lápis na borda de um copo de água para que os eletrodos fiquem mergulhados - não deixe o fio elétrico encostar na água, apenas os eletrodos devem tocá-la. Se os fios estiverem muito perto, esvazie um pouco o copo e tente novamente.

  8. Toque a bateria com o clipe de bateria. Você deve ver bolhas na água. Isso significa que as moléculas da água estão se quebrando. Parte do resultado desse processo são íons OH (hidróxido).

  9. Tire a bateria do clipe. Ao fazer isso, os eletrodos de platina quebram os íons OH para criar íons de hidrogênio, que têm carga positiva. Os elétrons são liberados nesse processo, e puxados para o eletrodo negativo, já que as cargas positivas e negativas se atraem, e o eletrodo positivo doa elétrons para as moléculas de oxigênio. O oxigênio, então, liga-se com os íons de hidrogênio para formar água, enquanto os elétrons livres correm pelo eletrodo negativo em forma de energia elétrica. Se você conectar um voltímetro a eles (em adição à bateria condutora) com o fio elétrico, é possível medir a eletricidade que está sendo produzida. Você também pode testar colocando os eletrodos em um pequeno aparelho elétrico, como um relógio digital. É possível usar a célula de combustível para dar energia a qualquer coisa que você deseja, desde que a voltagem produzida seja alta o suficiente.


Aviso

  • O hidrogênio é um gás altamente combustível. A célula descrita acima não irá produzir o suficiente para causar qualquer tipo de ferimento ou explosão, mas em células industriais, que são maiores e possuem uma organização um pouco diferente, a combustão do elemento pode ser perigosa. Essa é uma das razões pelas quais o governo dos Estados Unidos recentemente retirou todo o capital federal de tecnologia de célula de combustível de hidrogênio. Além disso, produzir eletricidade com o processo de eletrólise descrito, ou para extração de hidrogênio de outras fontes, como combustíveis fósseis, não é muito rentável. Isso levou a um declínio em seu capital e no de pesquisas, embora muitas pessoas ainda acreditem que o elemento seja uma alternativa viável para os combustíveis atuais.

O que você precisa

  • Fio de platina
  • Alicate
  • Prego
  • Clipe de bateria (condutor)
  • Faca e tesoura
  • Bateria compatível com bateria condutora
  • Fita