Contente
Os carboidratos estão presentes na maioria dos alimentos ingeridos. As pessoas podem achar que eles todos são ruins, mas não é bem assim. O ser humano precisa de alguns carboidratos para a saúde. A dica é ingerir fontes dietéticas de carboidratos, em vez das ruins.
Existem fontes boas e ruins de carboidratos (Hannah Chapman/SXC username Cybersnot)
Panorama
Os carboidratos têm o maior impacto no nível de glicose do sangue, de acordo com a Mayo Clinic. Níveis elevados de açúcar no sangue fazem com que seu corpo produza insulina. A insulina força o açúcar a entrar nas células, não deixando que a gordura seja quebrada em seu corpo.
Níveis de carboidrato: alto x baixo
Alimentos que não têm altos índices de carboidrato terão um impacto menor nos níveis de açúcar no sangue do que aqueles que têm altos níveis. Alimentos com baixos níveis de carboidratos costumam ser mais densos, o que lhe dará a sensação de estar satisfeito por mais tempo do que os alimentos com altos níveis de carboidratos.
Vegetais
Você deve imaginar que todos os vegetais têm baixos níveis de carboidratos, mas não é verdade. A maioria dos vegetais verdes folhosos, como repolho, alface e verduras, em geral, têm baixos níveis. Esses vegetais são fontes melhores de carboidratos do que os amiláceos, como a batata.
Pães
Roscas, croissants e outros pães brancos têm altos níveis de carboidrato. As melhores fontes são trigo triturado, pão de centeio ou fermentado. Para pães, os densos e escuros são melhores do que os macios e brancos.
Macarrão
O macarrão pode ser uma boa fonte de carboidratos, desde que seja de trigo integral. O macarrão de espinafre também é uma opção muito mais saudável que o tradicional, feito com farinha branca.
Arroz
O arroz é outro alimento que a maioria das pessoas acha que deveria evitar, por ter altos níveis de carboidratos. O arroz branco como o Jasmim, usado na culinária asiática, pode aumentar muito o nível de açúcar. O arroz integral é uma opção mais saudável e uma fonte muito melhor de carboidratos.