Como uma célula mantém a homeostasia

Autor: Gregory Harris
Data De Criação: 11 Abril 2021
Data De Atualização: 3 Julho 2024
Anonim
Como uma célula mantém a homeostasia - Artigos
Como uma célula mantém a homeostasia - Artigos

Contente


A membrana celular mantém suas células em equilíbrio (balance image by goce risteski from Fotolia.com)

O que é homeostasia

Para funcionar corretamente e permanecer viva, as células precisam manter a homeostasia. Homeostase é o estado no qual tudo dentro da célula está em equilíbrio e funcionando perfeitamente. O estado de homeostasia mantém a célula constantemente pronta para qualquer que seja sua função. Isso significa que, durante a homeostase, todos os resíduos estão sendo transportados para fora da célula, enquanto ela recebe os nutrientes que precisa para continuar a funcionar.

Qual parte da célula trabalha para manter a homeostasia?

A principal parte da célula responsável por manter a homeostase é a membrana celular. Essa é a parede externa entre a célula e o mundo. Essencialmente, é ela que protege a célula de estímulos externos que poderiam atrapalhar a homeostase da célula. A membrana celular age como um porteiro para o que entra e sai da célula. É feita quase inteiramente de gordura (lípides) e proteína, e é seletivamente permeável, o que significa que somente alguns tipos de molécula podem passar pela membrana. Quando há muito de certa molécula dentro da célula, a membrana permite que algumas partículas deixem a célula. A recíproca é verdadeira, se tem há de uma molécula fora, e não o bastante dentro, a membrana permite que a partícula entre e a homeostase se mantenha. Moléculas carregadas ou grandes não conseguem permear a membrana, ao passo que as menores e sem carga conseguem.


Quais são as diferentes maneiras de moléculas permearem a membrana celular?

A membrana celular mantém a homeostase através dos processos de difusão, osmose e filtração, que são formas passivas de transporte. Essas formas transportam moléculas como água e substratos, através da membrana sem exigir gasto de energia por parte da célula. Quando há muito de uma certa molécula dentro da célula, as células usam difusão para transportar algumas dessas moléculas para o ambiente. Quando não existe o bastante dessa partícula dentro da célula, há uso da difusão para transportar matéria do ambiente para dentro da célula. Difusão não consome energia da célula, mas movimenta os solutos, segundo o gradiente de concentração. Ela tira o excesso de moléculas de uma área onde ela tem a maior concentração e a distribui. Osmose é o processo de permitir que a água permeie a membrana celular. É a difusão das moléculas de água. Através do processo de difusão e osmose a membrana celular trabalha para manter a homeostase na célula ao transportar moléculas, e criar um rápido equilíbrio entre dentro e fora da célula.