Contente
Quando parasitas entram no corpo, podem causar sintomas como fadiga, náuseas e dores abdominais. A prescrição de medicamentos pode eliminar estes organismos, mas também existem diversas ervas que podem ser consumidas na forma de chá para combater parasitas como trematódeos e nematoides. Muitas dessas ervas apresentam outros efeitos na saúde.
Chá de hortelã-pimenta alivia a formação de gases e o inchaço abdominal, além de eliminar parasitas (Steve Mason/Photodisc/Getty Images)
Chá de rosa-de-gueldres
A rosa-de-gueldres é uma planta normalmente consumida em forma de chá, capaz de tratar problemas femininos como irritabilidade e cólicas associadas ao ciclo menstrual. Essa erva é conhecida como um remédio para dores de estômago na Rússia, e pode ajudar a livrar o sistema digestivo de parasitas. Além da propriedade antiparasitária, a rosa-de-gueldres pode reduzir a pressão sanguínea e tratar resfriados e tosse. Alguns chás podem incluir extrato de semente de abóbora, outra erva antiparasitária que bloqueia o desenvolvimento de vermes. De acordo com a University of Maryland, ingerir sementes de abóbora é uma forma eficiente de evitar a infecção por parasitas.
Chá de hortelã-pimenta
O chá de hortelã-pimenta é eficaz no tratamento de parasitas intestinais, e pode também servir como remédio para cólicas e inchaço. Ela também auxilia as glândulas salivares no processo digestivo e ajuda a aliviar sintomas relacionados aos intestinos. Apesar de apresentar fortes propriedades antibacterianas e ser capaz de livrar o corpo de parasitas e toxinas, é importante consultar um médico antes de consumir esse chá com certa frequência, pois pode apresentar efeitos colaterais indesejáveis se consumido juntamente com medicação antifúngica convencional.
Chá de funcho
O funcho é uma erva perene triturada; é rico em potássio, zinco e vitamina C. O chá de funcho pode ajudar a matar parasitas intestinais e é também um tratamento natural para diarreia. De acordo com o website The Brightest Hub, pode ajudar a evitar infecções como a conjuntivite. Além disso, apresenta ação diurética e elimina o excesso de líquido do corpo, incluindo toxinas produzidas por parasitas. O chá de funcho atua como supressor do apetite, então algumas pessoas o utilizam juntamente com outras ervas ou suplementos para acelerar a perda de peso.
Chá de hissopo
O hissopo contém um hormônio que torna o corpo mais resistente a doenças e pode impedir que parasitas causem maiores danos à saúde. A planta sempre-viva pode ser moída para a preparação do chá e é mencionada diversas vezes na bíblia por conta de suas propriedades de limpeza e purgativo. O chá apresenta um sabor mentolado e, além de eliminar parasitas do estômago, é um remédio à base de ervas para febre interna e bronquite. O hissopo também ajuda a aliviar a ansiedade e acalmar, livrando o corpo de apatia e maus fluidos.