Contente
Colar palmilhas em um par de sapatos é benéfico para qualquer pessoa que necessite de conforto ortopédico e de suporte para evitar problemas no joelho, nos quadris ou nas costas, tendinite, ou bolhas simples que se desenvolvem a partir da utilização de palmilhas padrão. Há uma série de marcas no mercado que são projetadas para uma melhor absorção de impacto e para um melhor ajuste em qualquer atividade. Embora esses tipos de palmilhas estejam frequentemente associadas ao atletismo, elas podem ser utilizadas em qualquer tipo de sapato que precise de uma maior proteção ou suporte para a planta do pé.
Instruções
Todos os pés são únicos e necessitam de diferentes tipos de suporte (Martin Poole/Lifesize/Getty Images)-
Compre o tipo certo de palmilhas para as necessidades de seus pés e tamanho dos sapatos. Algumas palmilhas são projetadas para aliviar doenças específicas, como dor no joelho e artrite. Nem todos os tamanhos dos fabricantes são iguais, por isso a maioria das palmilhas são construídas para atender a uma pequena gama de tamanhos. Mantenha isso em mente ao escolher a palmilha certa.
-
Remova a palmilha e qualquer outro material que esteja no interior do sapato. Novas palmilhas funcionam melhor quando colocadas planas na base do sapato. Não deve haver nada deitado sob a nova palmilha ou elas não funcionarão corretamente.
-
Coloque a palmilha velha sobre a nova, alinhando o calcanhar e a ponta ao lado do arco, e trace uma linha em torno dela. Se não houver nenhuma palmilha no sapato, coloque-o na parte superior da nova palmilha e trace uma linha em torno dele.
-
Corte com uma tesoura cuidadosamente na linha traçada. Corte o mais próximo das marcações possível, pois a palmilha não deverá ser muito pequena nem muito grande, de modo a ter um caimento inapropriado.
-
Cole as palmilhas nos sapatos. Aplique um produto adesivo na parte inferior da palmilha e na superfície do interior do sapato. Deixe-o descansar por cerca de dois minutos antes de colocar a palmilha dentro do sapato, permitindo que ambas as superfícies se unam. Pressione para garantir que a palmilha fique plana e que não haja áreas saindo para cima. Deixe que a união sele por 24 horas antes de usar o calçado.
-
Amacie as palmilhas com a utilização repetida. A maioria das palmilhas novas ficam desconfortáveis quando são inicialmente colocadas, apesar da seleção cuidadosa do tamanho e do benefício corretos. O processo de amaciamento moldará gradualmente as palmilhas a seus pés para que elas fiquem confortáveis. Caso o desconforto persista depois de cinco a sete dias, remova as palmilhas para evitar ferimentos.
Dicas
- Ao cortar a nova palmilha, tente colocá-la dentro do sapato reiteradamente para certificar-se de que o ajuste seja confortável. Apare as arestas resistentes ou se a palmilha estiver enrolando no calcanhar ou no pé. A palmilha deve caber corretamente e não ser esmagada na ponta ou no calcanhar, pois ela é projetada para se mover com o pé.
- Os sapatos não devem ficar muito apertados e, se uma palmilha não permitir que o pé caiba confortavelmente, ela pode ser cortada na região frontal. A palmilha ainda funcionará corretamente, e o arco e planta do pé ainda terão suporte.
- Na colagem, tenha em mente que vários materiais respondem diferentemente aos adesivos e o tempo de secagem pode variar.
O que você precisa
- Adesivo