Contente
Um moinho de vento tem pás que quando sopradas pelo vento fazem um eixo girar, convertendo energia mecânica em elétrica. As pás do moinho podem ser construídas com um material leve e barato, como canos de PVC (cloreto de polivinila). Quanto mais leve, mais rápida a pá será capaz de girar. A quantidade de energia que pode ser gerada pelas pás depende de seu tamanho. Pás mais longas captam mais vento. Modelos de 50 centímetros têm um balanço perfeito entre peso e velocidade.
Instruções
Transforme um cano de PCV em pás para uma turbina eólica (PVC image by Greg Pickens from Fotolia.com)-
Corte uma tira de papel para medir a circunferência do cano. Enrole o papel em volta até as extremidades se encontrarem, sem se sobreporem.
-
Meça o tamanho da tira em centímetros com a fita métrica. Desenhe linhas no papel que divida a medição em 4 pedaços de comprimentos iguais. Por exemplo, se a tira tem 30 centímetros de comprimento; divida-a em 4 pedaços iguais de 7,5 centímetros. As linhas desenhadas devem criar 4 seções de 7,5 centímetros.
-
Coloque a tira marcada no cano, de modo que os lados com as linhas fiquem visíveis. Faça uma marcação no cano em cada ponto em que houver uma linha do papel e onde terminar a tira. O resultado será 4 marcas no cano em torno da circunferência.
-
Desenhe 4 linhas retas por toda a extensão do cano. Utilize como régua a borda de uma folha de papel que foi curvada pelo cano.
-
Utilize uma serrinha para partir o cano em cada linha e gerar quatro partes. O cano foi agora cortado em quatro pedaços de mesma largura e curvatura.
-
Remova um quadrado de 5 centímetros de uma extremidade de cada pedaço. A quantidade restante no final de aproximadamente 14,7 por 5 centímetros é uma superfície estável para a pá ser montada.
-
Meça 5 centímetros pela borda curva de um pedaço de cano, começando pela extremidade do lado oposto à parte removida. Faça uma marcação. Desenhe uma linha reta que atravesse o cano diagonalmente da marca até onde o pedaço foi removido. Repita o mesmo processo com os outros 3 pedaços restantes.
-
Corte sobre a linha diagonal de cada pedaço de cano. Esse processo removerá um pedaço triangular, deixando então a forma final para pá ser feita.
-
Lixe cada pá. Use lixas médias em movimentos de vai e vem, remova os restos nas extremidades até que a superfície fique lisa ao toque. As 4 pás de PVC estão prontas para serem instaladas.
O que você precisa
- Cano de PVC (50 cm de comprimento, 10 cm de diâmetro)
- Fita métrica
- Serrinha
- Marcador
- Papel
- Tesouras
- Lixa, tamanho médio