Contente
Os bebês precisam de cuidados especiais e atenção, especialmente durante os primeiros meses de vida. As mães precisam saber como cuidar adequadamente da nutrição do bebê, exercendo técnicas alimentares saudáveis. Durante esses meses, os bebês se tornam mais conscientes do que os cerca, e precisam de muita energia, já que seus corpos continuam a se desenvolver.
Alimentação do bebê
Considerações
O Baby Center, um recurso para as mães, afirma que você deve evitar alimentar o bebê com alimentos sólidos, pois o aparelho digestivo dele ainda está em desenvolvimento e nessa idade só pode lidar com líquidos. Você deve atentar também para ver se ele está recebendo a quantidade de comida de que necessita. Se estiver amamentando, você deve sentir o peito mais suave do que firme depois de dar de mamar -- o que pode indicar que o seu filho consumiu uma quantidade suficiente de leite. Se você usa leite preparado, pode dispensar isso e usar mamadeiras calibradas, e assim conseguir facilmente controlar o quanto o bebê está consumindo. Você também pode pesar o bebê para se certificar de que ele ou ela está ganhando de 150 a 250 gramas por semana nessa idade.
Amamentação
Cronograma
Os bebês nessa idade precisam ser alimentados cerca de oito a 12 vezes em um dia, assim recomenda o Departamento de Educação dos Estados Unidos. Isso significa que você deve amamentar ou dar leite preparado para o bebê de 2 meses a cada duas ou três horas. Bebês nessa idade se desenvolvem rápido, em termos de funções cerebrais e corporais. Eles rapidamente queimam o que podem ter em seus pequenos estômagos depois de uma simples mamada, e é importante que você forneça todos os nutrientes e a alimentação necessária que eles precisam, e quando precisam.
CalendárioIdentificação
É importante considerar os sinais de fome que o bebê pode mostrar para sinalizar que ele precisa de alimento. Um sinal de fome comum é aquele em que a boca dele se abre e a língua atinge o exterior. Também é comum que os bebês tragam os punhos para a boca como um sinal de fome. Alguns bebês podem se mexer muito, mas isso depende da personalidade do seu filho.
Quantidade
A Healthy Smart, a pesquisa Healthy Start do site do Departamento de Educação dos Estados Unidos, recomenda que as mães alimentem os bebês até seus peitos ficarem sem leite ou por cerca de 15 minutos por sessão de amamentação. Seu bebê tomará tanto leite quanto precisar e o seu corpo produzirá a quantidade que ele necessita. Para o caso do leite preparado, os bebês necessitam geralmente de 110 a 170 gramas a cada alimentação.
Tipos de comidas
Um bebê de 2 meses ainda deve estar sendo amamentado, se possível. O leite materno contém nutrientes que podem ajudar a proteger o bebê de doenças e alergias. Outro benefício da amamentação é que ela é também uma maneira das mães perderem o peso que podem ter ganhado quando estavam grávidas.
Embora a amamentação seja o melhor para você e para o seu bebê, você também pode alimentá-lo com leite preparado. Já que um bebê de 2 meses ainda não é capaz de se alimentar sozinho, você deve ajudá-lo a tomar o leite, segurando a mamadeira até ele ter mamado o suficiente. Existem tipos diferentes de leite preparado -- leite em pó, os líquidos concentrados e os pré-misturados. O pediatra pode dizer qual o tipo de leite que seu filho precisa.
Leite