Contente
As flores do gênero Portulaca se distinguem em várias espécies, dentre as quais a mais popular é a Portulaca grandiflora, conhecida popularmente como "onze-horas". Esta planta anual é bastante resistente a secas, o que a torna uma grande adição para qualquer jardim, mesmo em climas mais quentes. As flores produzem receptáculos de sementes chamados "cápsulas" após a polinização, podendo os mesmos serem colhidos para a obtenção das sementes. Os passos a seguir irão lhe ajudar a suceder na colheita apropriada de sementes de onze-horas.
Instruções
A planta onze-horas é endêmica do sul do Brasil (Flickr user B~)-
Observe o cálice (a base) das flores em busca de sinais de desenvolvimento de cápsulas de sementes; o cálice irá inchar durante a formação das sementes. O momento da colheita é indicado pela dessecação e esmaecimento das flores.
-
Use suas unhas ou uma tesoura pequena para remover a cápsula. Se você puxá-la diretamente, ela pode se romper e derramar as sementes.
-
Segure a cápsula sobre um prato de papel e aperte-a gentilmente. A cápsula deve se quebrar na metade, revelando as sementes em seu interior. Sacuda com cuidado para derramar as sementes no prato.
-
Seque as sementes no prato por 24 horas, colocando-as dentro de um recipiente para armazenamento, como em um envelope, uma sacola ou um pequeno pote. Coloque o recipiente em um local fresco, seco e pouco iluminado.
Dicas
- As sementes são bastante pequenas, e portanto pode ser vantajoso misturá-las com um pouco de areia antes do plantio.
Aviso
- Manuseie as cápsulas com cuidado, pois elas podem estourar com facilidade uma vez maduras.
O que você precisa
- Prato de papel
- Pequeno recipiente para armazenamento