Como comer dente-de-leão

Autor: Virginia Floyd
Data De Criação: 10 Agosto 2021
Data De Atualização: 15 Dezembro 2024
Anonim
Como comer dente-de-leão - Artigos
Como comer dente-de-leão - Artigos

Contente

Para muitos jardineiros, dentes-de-leão não são nada mais do que ervas daninhas. Essa planta perene, que possui esse nome devido a suas folhas recortadas com arestas, traz muitos benefícios à saúde quando ingerida. É rica em zinco, potássio e ferro, além de conter as vitaminas A, C, D e as do complexo B. Os dentes-de-leão são utilizados para promover a saúde do fígado, da vesícula biliar e do sistema digestivo. Eles possuem um efeito diurético leve e estimulam o apetite. Coma dentes-de-leão crus ou cozidos.


Instruções

As folhas do dente-de-leão são usadas em saladas (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)

    Folhas de dente-de-leão cozidas

  1. Colha as folhas do dente-de-leão de um solo livre de agrotóxicos e herbicidas. Procure em áreas altas, bem regadas e cobertas com relva. Pegue somente os dentes-de-leão em que o botão não tenha florescido, pois as folhas das plantas mais jovens não são tão amargas. As folhas estão boas para a colheita logo que brotam do solo.

  2. Lave bem as folhas com água gelada para remover toda terra, sujeira e pó.

  3. Pique as folhas em pedaços de 2,5 cm ou deixe-as inteiras. Coloque-as em uma panela funda. Utilize uma panela similar a que é usada para cozinhar batatas.

  4. Adicione água suficiente para que as folhas fiquem submersas. Deixe cerca de 2,5 cm de água acima das folhas e utilize uma colher para mantê-las debaixo da água. Ferva as folhas por três minutos.


  5. Pegue uma folha e prove-a. Se estiver muito amarga para o seu gosto, cozinhe por mais cinco minutos. Prova outra folha e, se ainda estiver amarga, troque a água da panela e ferva por mais três a cinco minutos. Ferver as folhas remove o seu amargor. Para diluir o amargor, também é possível adicionar botões de flor do dente-de-leão à panela na segunda vez. O botão da flor é a parte redonda e central da planta que cresce para se transformar na flor.

  6. Escorra o líquido das folhas. Adicione sal a gosto e sirva-as quente com um pouco de manteiga. As folhas cozidas do dente-de-leão terão uma aparência verde escura semelhante à chicória.

    Salada de dente-de-leão

  1. Prepare um ovo cozido. Encha uma panela com água fria e coloque o ovo de tamanho médio dentro. Utilize água suficiente de modo que haja, no mínimo, 1,8 cm de água sobre o ovo. Aqueça a água e remova a panela da fonte de calor assim que levantar fervura. Deixe o ovo na água por 12 minutos antes de retirá-lo. Pique o ovo em pedaços de 2 cm.


  2. Lave um punhado de folhas de dente-de-leão para uma porção. Coloque-as no lavador de salada para secá-las e, em seguida, em um prato ou tigela de salada.

  3. Coloque duas ou três tiras de bacon em uma frigideira e cozinhe-as até que fiquem crocantes.

  4. Retire o bacon da frigideira e despeje a gordura sobre as folhas.

  5. Corte o bacon em pedaços pequenos e espalhe-os sobre as folhas de dente-de-leão.

  6. Adicione o ovo picado à salada.

  7. Adicione sal e vinagre a gosto.

Dicas

  • Acrescente folhas de dente-de-leão cruas e lavadas ao seu sanduíche preferido da mesma maneira que faria com alface. Acrescente folhas também a um lanche com queijo americano ou cheddar, ou a um hambúrguer ou sanduíche vegetariano.
  • Pique folhas lavadas e secas de dente-de-leão em pedaços finos e adicione-os a sua salada favorita. A salada irá mascarar e reduzir o sabor amargo e conservará os nutrientes benéficos.
  • Procure por folhas de dente-de-leão em lojas de alimentos orgânicos ou em feiras do produtor caso prefira comprá-las. Alguns supermercados também as vendem.
  • As folhas de dente-de-leão são menos amargas no final do outono e no começo da primavera.

O que você precisa

  • Panela
  • Colher
  • Sal
  • Manteiga
  • Um ovo
  • Lavador de salada
  • Prato ou tigela
  • Bacon
  • Vinagre