Contente
- Causas da diverticulose
- Alimentos fritos e refinados
- Produtos derivados de animais
- Alimentos com sementes
- Diário alimentar
Aproximadamente 10% das pessoas nos Estados Unidos com mais de 40 anos e 50% das pessoas com mais de 60 anos têm diverticulose. Os sintomas dessa doença incluem dor, constipação, gases e diarreia, de acordo com o National Digestive Diseases Information Clearinghouse, ou NDDIC. Os divertículos ocorrem quando alguns pontos enfraquecidos da parede do cólon incham, formando sáculos ou bolhas ocas. Apesar de não ser comprovada nenhuma dieta para evitar a diverticulite, algumas mudanças na dieta ajudam a evitar esse problema que causa dor.
Mulher doente (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)
Causas da diverticulose
Especula-se que a diverticulose ocorra como resultado de uma dieta pobre em fibras. A tensão e pressão exercidas no cólon, decorrente da prisão de ventre, pode fazer com que algumas áreas enfraquecidas formem bolsas chamadas de divertículos. As fezes e a bactéria que ficam presas nesses bolsos podem causar a inflamação e infecção associada à diverticulite.
Mulher passando mal no banheiro (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)Alimentos fritos e refinados
Evite alimentos processados, como arroz branco e macarrão e pães feitos com farinha refinada, pois eles são pobres em fibras. Alimentos refinados e fritos demoram mais para ser digeridos e pressionam ainda mais os divertículos. Constipação e muita força durante a evacuação pioram a diverticulite.
Frituras (Brand X Pictures/Brand X Pictures/Getty Images)
Produtos derivados de animais
Coma menos carne vermelha para evitar a formação de mais divertículos. Assim como os alimentos refinados, a carne vermelha força mais o cólon durante o processo digestório. Essa força necessária para expelir as fezes pressiona cada vez mais as paredes do cólon, conforme reportado pelo Harvard Health. A ocorrência de diverticulite é muito maior em pessoas que comem carne do que nas vegetarianas. Aproximadamente 80% dos divertículos, que são bolsas, ocorrem no cólon sigmoide, que fica logo acima do reto. As pessoas que consomem carne têm aproximadamente 25% a mais de chance de ter diverticulite no lado direito do cólon, de acordo com o Nutrition MD.
Homem segurando bife (Michael Blann/Digital Vision/Getty Images)
Alimentos com sementes
Os alimentos com sementes podem piorar a diverticulose e contribuir para o aparecimento de diverticulose, pois podem ficar presos nos divertículos. Esses alimentos incluem nozes, sementes de alcaravia, abóbora, girassol e papoula, gergelim, alimentos com partículas duras, como pipoca, sementes de abobrinha, tomate e pepino, grãos de pães integrais, morangos, framboesas e mirtilos. A diverticulite causa dor abdominal na parte inferior esquerda, febre, cãibras e sangramento retal.
Sementes em tigelas (Creatas Images/Creatas/Getty Images)Diário alimentar
De acordo com o NDDIC, nem todos os alimentos proibidos afetam as pessoas com diverticulose da mesma maneira. Manter um diário alimentar possibilita identificar quais alimentos causam quais sintomas, e quais seu corpo consegue tolerar.
Mulher escrevendo em um diário (Stockbyte/Stockbyte/Getty Images)