Contente
Favos de mel normalmente são vendidos em pequenos blocos de 250 a 500 g, em um recipiente plástico especial ou imersos em um grande pote de mel. Mel em favos é o tipo mais puro de mel, ainda selado na cera pelas próprias abelhas, totalmente cru e intocado por mãos humanas.
Comer mel em favos é uma verdadeira alegria que poucas pessoas têm a oportunidade de experimentar. O favo pode ser comido tal como é, ou o mel pode ser extraído facilmente. O procedimento é divertido, um pouco pegajoso, e muito saboroso.
Instruções
-
Corte o favo em um pedaço de tamanho que dê para morder. Coloque na boca e masque como se fosse um chiclete. Isso vai liberar todo o mel. Você pode comer a cera, se quiser, ou removê-la depois que não houver mais mel.
-
Para extrair o mel, coloque um pedaço de favo em uma tigela rasa grande o suficiente para comportar todo o mel que sair.
-
Esmague o favo gentilmente com as costas de uma colher grande. Pressione a cera para baixo repetidamente até que ela fique esmagada no fundo da tigela. Quando a cera é pressionada, as células do favo se partem, liberando o mel na tigela.
-
Tire a cera da tigela com um garfo quando todo o mel for extraído. Coloque a cera em um coador sobre a tigela e deixe escorrendo.
-
Remova o coador e descarte a cera, ou enxágue e guarde para utilizar em projetos futuros, como produção de velas. Use o garfo para remover pedaços excedentes da cera no mel. Use o mel imediatamente ou armazene em um pote para usar depois.
Comendo favos de mel
Dicas
- Mel local é comumente usado para ajudar no tratamento de alergias de flores e plantas locais. Procure mel em um criador próximo ou em lojas de produtos naturais.
- O mel armazenado em potes costuma cristalizar e ficar sólido quando envelhece. Para torná-lo líquido, aqueça o pote fechado com água morna ou abra o pote e coloque no micro-ondas por alguns segundos. Ele vai ficar tão bom quanto quando novo.
O que você precisa
- Favo de mel
- Tigela rasa grande
- Colher grande
- Coador
- Garfo
- Pote