Contente
A testosterona é um hormônio encontrado em homens e mulheres. Nos homens, é o hormônio sexual e também o responsável pela massa muscular, força óssea, disposição e energia. A testosterona pode ser aumentada por meio de reforços sintéticos e suplementos, mas normalmente eles possuem efeitos colaterais prejudiciais. Você pode evitar esses efeitos colaterais e aumentar os níveis de testosterona naturalmente pela ingestão de alimentos específicos.
O colesterol é uma substância que pode ajudar a aumentar os níveis de testosterona (Spike Mafford/Photodisc/Getty Images)
Colesterol
Embora o corpo produza um pouco de colesterol por si só, ele é geralmente considerado uma coisa ruim no corpo, conhecido por sua tendência a causar o acúmulo de placas nas artérias. Mas também é uma substância que pode ajudar a aumentar os níveis de testosterona. Dois alimentos que são ricos em colesterol são os ovos e a carne vermelha. Para conseguir aumentar o colesterol de uma vez só, bifes e ovos podem ser comidos juntos na mesma refeição.
Gorduras
A gordura é outra substância muito criticada por seus efeitos nocivos ao corpo. Mas também é uma daquelas coisas que podem aumentar os níveis de testosterona. Isso vale tanto para a gordura saturada quanto para a monoinsaturada. Alguns alimentos que contêm essas gorduras são azeitonas, sementes, nozes, produtos laticínios com pouca gordura, azeite de oliva e abacate.
Indoles
O estrogênio é um hormônio feminino dominante também encontrado em pequenas quantidades em homens. Quando os níveis desse hormônio se elevam, a produção de testosterona diminui. Um composto chamado "indoles" em alguns alimentos pode ajudar a reduzir a liberação de estrogênio e promover a testosterona. Alguns desses alimentos são brócolis, repolho, couve de Bruxelas e couve-flor, também conhecidos como "crucíferos" vegetais.
Zinco
O zinco é um mineral que apresenta muitas vantagens para o corpo. Ele ajuda na cicatrização de feridas, aumenta a imunidade, a coagulação, a reparação do tecido arterial e a saúde dos ossos. Porém, outra coisa que o zinco faz é aumentar a produção de esperma e aumentar a testosterona. Ele pode ser encontrado em grandes quantidades em ostras, carne bovina, carne de porco, peru, fígado de galinha, sementes de abóbora e em menor quantidade no gérmen de trigo, lentilha, amêndoas e sementes de girassol.